DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Literatura Moçambicana
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A mulher na música ligeira Moçambicana: o caso de “Nwahulwana”, “Dadinha” e “Toma que Dou”
Autor(es): Conuane, Freda
Primeiro Orientador: Silva, Lurdes Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Machude, Abudo
Resumo: O presente ensaio propõe uma análise da mulher na Música Ligeira Moçambicana: o caso de “Nwahulwana”, “Dadinha” e “Toma que Dou”, perspectivando responder ao seguinte problema de pesquisa: como a mulher está representada nas três canções acima referidas? Ao desenvolver o problema da pesquisa destacou-se que a canção é uma das formas da Literatura Oral que serve para representar, moldar a sociedade, entreter ou informar. A análise do tema esteve orientada pela hipótese de que a mulher está representada nas três canções como estando inserida num ambiente sociocultural que a relaciona ao lar. Assim sendo, validou-se esta hipótese e chegou-se à conclusão de que as três canções têm o teor semântico que remete-nos a uma crítica social, sobretudo na conduta desviante da mulher que desvirtua todo o aparato social instituído.
Abstract: This study proposes an analysis of women in Mozambican light music, the case of “Nwahulwana”, “Dadinha” and “Toma que te Dou”, aiming to answer the following research problem: how are women in the three songs mentioned above? When developing the problem of research, it was highlighted that the song is one of the forms of oral literature that serves to represent, shape society, entertain or inform. The analysis of the theme was guided by the hypothesis that the women are represented in the three songs as being inserted in a socio cultural environment that relates her to the home. Therefore, this hypothesis was validated and it was concluded that the three songs have a semantic content that refers to social criticism, especially in the deviant conduct of women that distorts the entire established social apparatus.
Palavras-chave: Literatura oral
Representação da mulher
Teoria de dominação patriarcal
Oral literature
Representation of women
Patriarchal domination theory
CNPq: Linguística, Letras e Artes
Literatura
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Letras e Ciências Sociais
Departamento de Línguas, Lingüística e Literatura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3986
Data do documento: 12-Mar-2024
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