DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Literatura Moçambicana
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dc.creatorConuane, Freda-
dc.date.accessioned2024-09-16T10:27:47Z-
dc.date.issued2024-03-12-
dc.identifier.urihttp://monografias.uem.mz/handle/123456789/3986-
dc.description.abstractThis study proposes an analysis of women in Mozambican light music, the case of “Nwahulwana”, “Dadinha” and “Toma que te Dou”, aiming to answer the following research problem: how are women in the three songs mentioned above? When developing the problem of research, it was highlighted that the song is one of the forms of oral literature that serves to represent, shape society, entertain or inform. The analysis of the theme was guided by the hypothesis that the women are represented in the three songs as being inserted in a socio cultural environment that relates her to the home. Therefore, this hypothesis was validated and it was concluded that the three songs have a semantic content that refers to social criticism, especially in the deviant conduct of women that distorts the entire established social apparatus.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlanept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura oralpt_BR
dc.subjectRepresentação da mulherpt_BR
dc.subjectTeoria de dominação patriarcalpt_BR
dc.subjectOral literaturept_BR
dc.subjectRepresentation of womenpt_BR
dc.subjectPatriarchal domination theorypt_BR
dc.titleA mulher na música ligeira Moçambicana: o caso de “Nwahulwana”, “Dadinha” e “Toma que Dou”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lurdes Rodrigues da-
dc.contributor.advisor-co1Machude, Abudo-
dc.description.resumoO presente ensaio propõe uma análise da mulher na Música Ligeira Moçambicana: o caso de “Nwahulwana”, “Dadinha” e “Toma que Dou”, perspectivando responder ao seguinte problema de pesquisa: como a mulher está representada nas três canções acima referidas? Ao desenvolver o problema da pesquisa destacou-se que a canção é uma das formas da Literatura Oral que serve para representar, moldar a sociedade, entreter ou informar. A análise do tema esteve orientada pela hipótese de que a mulher está representada nas três canções como estando inserida num ambiente sociocultural que a relaciona ao lar. Assim sendo, validou-se esta hipótese e chegou-se à conclusão de que as três canções têm o teor semântico que remete-nos a uma crítica social, sobretudo na conduta desviante da mulher que desvirtua todo o aparato social instituído.pt_BR
dc.publisher.countryMoçambiquept_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras e Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Línguas, Lingüística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.description.embargo2024-09-13-
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