Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3798
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Recital de canto lírico: apogiatura na música de Mozart |
Autor(es): | Monjane, Vânia Esmeralda |
Primeiro Orientador: | Gundane, Reginaldo Albino |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Cavele, Osvaldo |
Resumo: | O presente trabalho, de carácter performativo e teórico, sobre o tema Recital de canto lírico: Apogiatura na Música de Mozart, visa analisar as características musicais do período clássico na interpretação do canto erudito. Para a sua realização, foi utilizado o método histórico, para discorrer sobre a vida do compositor Mozart (1756-1791) e investigar a origem e o contexto das suas obras, visando o reconhecimento das características musicais do seu período, bem como o método laboratorial que contribuiu para a análise dos diferentes tipos de ornamentos e a compreensão das estratégias interpretativas. Estes métodos foram articulados com a pesquisa bibliográfica. Ademais, o uso de áudio e vídeo de intérpretes contemporâneos auxiliou o estudo das obras escolhidas. A partir da aplicação destes métodos e processos, foi ciclicamente possível o apuramento consciente das obras em estudo. Espera-se que este projecto sirva para demonstrar outras possibilidades de preparação do recital e possa contribuir para concretizar outros estudos nesta área de formação. Entendemos que a aplicação desta proposta para outros intérpretes pode vislumbrar novas constatações relevantes para o enriquecimento da performance musical. |
Abstract: | This work, of a performative and theoretical nature, has as its theme Final Recital of Lyrical Singing: Classical Music in Mozart's Coloratura. The work aims to analyze the musical characteristics of the classical period in the interpretation of classical singing. For the realization of this project, historical methods were used to discuss the life and investigate the origin and context of the works of the composer Mozart (1756-1791), aiming at the recognition of the musical characteristics of his period, as well as the laboratory method that contributed to the analysis of the structure of harmonic progression, facilitating interpretive strategies. These methods were articulated with bibliographical research. Furthermore, the use of audio and video by contemporary performers helped the study of the chosen works. From the application of these methods and processes, it was cyclically possible to consciously refine the works under study. It is hoped that this project will serve to demonstrate other possibilities for preparing the recital and may contribute to carry out other studies in this training area. We understand that the application of this proposal to other performers can reveal new findings relevant to the enrichment of musical performance. |
Palavras-chave: | Apogiatura Canto lírico Período clássico Recital musical Mozart Música ocidental |
CNPq: | Linguística, Letras e Artes Artes Música |
Idioma: | por |
País: | Moçambique |
Editor: | Universidade Eduardo Mondlane |
Sigla da Instituição: | UEM |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Comunicação e Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3798 |
Data do documento: | 1-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | ECA - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024 - Monjane, Vânia Esmeralda. pdf | 5.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.