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Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Representações sociais em torno do cemitério: estudo de caso sobre as crianças vendedoras de água no cemitério São José de Lhanguene |
Autor(es): | Fiosse, Lina Paciência Zacarias |
Primeiro Orientador: | Chualo, João Nabote |
Resumo: | O presente trabalho visa descrever as representações que as crianças vendedoras constroem em torno do cemitério. Tomando em consideração que as representações sociais são imagens, ideias, noções, a partir das quais os actores sociais pensam sobre uma determinada realidade, o argumento central do trabalho consiste no seguinte: em função da familiarização com o cemitério e das actividades praticadas no cemitério, as crianças constroem outras representações sobre o cemitério. Prosseguindo com o propósito do trabalho, com base na observação e nas entrevistas, constatamos dois níveis de percepção a partir dos quais as crianças vendedoras de água constroem representações em torno do cemitério. O primeiro nível a partir do qual as crianças representam o cemitério diz respeito as interpretações socialmente construídas e difundidas sobre o cemitério. As crianças partilham da sociedade a nação de que o cemitério é um lugar sagrado e que por esse facto devia ser respeitado. É um lugar onde são enterrados os mortos e, portanto, representa lugar de dor e sofrimento para as pessoas que vão enterrar os seus familiares e visitar as campas. O segundo nível a partir do qual as crianças constroem representações sobre o cemitério tem a ver com a familiarização com o cemitério, por um lado, e com as actividades que realizam dentro do cemitério, nomeadamente: vender agua, lavar e pintar campas, plantar relva e cuidar das plantas existentes nos vasos que se encontram sobre as campas. Neste nível, as crianças consideram o cemitério como sendo local de trabalho; uma fonte de rendimento; lugar onde, nos tempos livres, se pode brincar, conversar e ate trocar gracinhas. Em função dos resultados O presente trabalho visa descrever as representações que as crianças vendedoras constroem em torno do cemitério. Tomando em consideração que as representações sociais são imagens, ideias, noções, a partir das quais os actores sociais pensam sobre uma determinada realidade, o argumento central do trabalho consiste no seguinte: em função da familiarização com o cemitério e das actividades praticadas no cemitério, as crianças constroem outras representações sobre o cemitério. Prosseguindo com o propósito do trabalho, com base na observação e nas entrevistas, constatamos dois níveis de percepção a partir dos quais as crianças vendedoras de água constroem representações em torno do cemitério. O primeiro nível a partir do qual as crianças representam o cemitério diz respeito as interpretações socialmente construídas e difundidas sobre o cemitério. As crianças partilham da sociedade a nação de que o cemitério é um lugar sagrado e que por esse facto devia ser respeitado. É um lugar onde são enterrados os mortos e, portanto, representa lugar de dor e sofrimento para as pessoas que vão enterrar os seus familiares e visitar as campas. O segundo nível a partir do qual as crianças constroem representações sobre o cemitério tem a ver com a familiarização com o cemitério, por um lado, e com as actividades que realizam dentro do cemitério, nomeadamente: vender agua, lavar e pintar campas, plantar relva e cuidar das plantas existentes nos vasos que se encontram sobre as campas. Neste nível, as crianças consideram o cemitério como sendo local de trabalho; uma fonte de rendimento; lugar onde, nos tempos livres, se pode brincar, conversar e ate trocar gracinhas. do trabalho de campo pode-se concluir que para alem das representações socialmente construídas em torno do cemitério, as crianças vendedoras de agua constroem outras representações em função das actividades que praticam, por um lado, e em função da familiarização com o cemitério, por outro lado |
Abstract: | Tipos de tradução Tradução de textos Texto de origem 3673 / 5000 Resultados de tradução The present work aims to describe the representations that the child salesmen build around the cemetery. Taking into account that social representations are images, ideas, notions, from which social actors think about a certain reality, the central argument of the work consists of the following: depending on the familiarity with the cemetery and the activities practiced in the cemetery, children build other representations about the cemetery. Continuing with the purpose of the work, based on observation and interviews, we found two levels of perception from which children selling water build representations around the cemetery. The first level from which children represent the cemetery concerns the socially constructed and widespread interpretations of the cemetery. Children share society with the nation that the cemetery is a sacred place and that should therefore be respected. It is a place where the dead are buried and, therefore, represents a place of pain and suffering for people who are going to bury their families and visit the graves. The second level from which children build representations about the cemetery has to do with familiarizing themselves with the cemetery, on the one hand, and with the activities they carry out within the cemetery, namely: selling water, washing and painting graves, planting grass and taking care of the plants in the pots that are on the graves. At this level, children consider the cemetery to be a place of work; a source of income; a place where, during free time, you can play, talk and even exchange jokes. Depending on the results The present work aims to describe the representations that the child vendors build around the cemetery. Taking into account that social representations are images, ideas, notions, from which social actors think about a certain reality, the central argument of the work consists of the following: depending on the familiarity with the cemetery and the activities practiced in the cemetery, children build other representations about the cemetery. Continuing with the purpose of the work, based on observation and interviews, we found two levels of perception from which children selling water build representations around the cemetery. The first level from which children represent the cemetery concerns the socially constructed and widespread interpretations of the cemetery. Children share society with the nation that the cemetery is a sacred place and that should therefore be respected. It is a place where the dead are buried and, therefore, represents a place of pain and suffering for people who are going to bury their families and visit the graves. The second level from which children build representations about the cemetery has to do with familiarizing themselves with the cemetery, on the one hand, and with the activities they carry out within the cemetery, namely: selling water, washing and painting graves, planting grass and taking care of the plants in the pots that are on the graves. At this level, children consider the cemetery to be a place of work; a source of income; a place where, during free time, you can play, talk and even exchange jokes. from the fieldwork it can be concluded that in addition to the socially constructed representations around the cemetery, children selling water build other representations in terms of the activities they practice, on the one hand, and because of the familiarity with the cemetery, on the other hand side(TRADUÇÃO NOSSA) |
Palavras-chave: | Representações sociais Cemitério São José de Lhanguene Trabalho infantil |
CNPq: | Ciências Humanas Sociologia |
Idioma: | por |
País: | Moçambique |
Editor: | Universidade Eduardo Mondlane |
Sigla da Instituição: | UEM |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Letras e Ciências Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/325 |
Data do documento: | 29-Mar-2006 |
Aparece nas coleções: | FLSC - Sociologia |
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2006 - Fiosse, Lina Paciência Zacarias. pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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