DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Arqueologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Traços de manifestações simbólicas na idade da pedra superior em Manica: pesquisa e percepção da arte rupestre da Serra Vumba
Autor(es): Momade, Anlauy Ali
Primeiro Orientador: Muianga, Décio
Resumo: O presente trabalho com o título, ʺ Traços de manifestações simbólicas na idade da pedra superior em Manica: Pesquisa e Percepção da arte rupestre da Serra Vumba, ˮ tinha como objectivo de mostrar as potencialidades arqueológicas da Serra Vumba, através das pinturas rupestres San patentes nas estações arqueológicas de Chinhamapere e Moucondihwa para a compreensão das manifestações simbólicas dos caçadores e recolectores que habitaram Manica. Neste sentido ao longo do trabalho constatou-se que as pinturas rupestres encontradas na estação arqueológica de Chinhamapere contém imagens únicas e complexas dos caçadores e recolectores e pertence a arte San clásssica. No entanto, verificou-se que a estação arqueológica de Moucondihwa apresenta dois tipos de arte, a arte San Clássico e arte Bantu Clássico essa última que é atribuída especificamente à tradição Bantu. Contudo, o estudo permitiu concluir que, através das pinturas rupestre e da paisagem das estações arqueológicas de Chinhamapere e Moucondihwa, tinham um significado religioso para as comunidades de caçadores San que habitaram Manica, e actualmente as estações são conhecidas localmente como um lugar onde os ancestrais habitam
Abstract: The present work with the title, ʺ Traces of symbolic manifestations in the Upper Stone Age in Manica: Research and Perception of Rock Art in Serra Vumba, ˮ aimed to show the archaeological potential of Serra Vumba, through the San cave paintings on the archaeological stations of Chinhamapere and Moucondihwa to understand the symbolic manifestations of the hunters and gatherers who inhabited Manica. In this sense, throughout the work, it was found that the cave paintings found at the archaeological site of Chinhamapere contain unique and complex images of hunters and gatherers and belong to classical San art. However, it was found that the Moucondihwa archaeological site features two types of art, San Classical art and Classical Bantu art, the latter being specifically attributed to the Bantu tradition. However, the study allowed us to conclude that, through the rock paintings and landscape of the archaeological stations of Chinhamapere and Moucondihwa, they had a religious significance for the San hunter communities that inhabited Manica, and nowadays the stations are known locally as a place where the ancestors inhabit (TRADUÇÃO NOSSA)
Palavras-chave: Arte rupestre
Estações arqueológicas
Serra Vumba
Comunidade de caçadores recolectores
Chinhamapere e Moucondihwa
CNPq: Ciências Humanas
Arqueologia
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Letras e Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/2584
Data do documento: 3-Mai-2022
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