Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://monografias.uem.mz/handle/123456789/2584
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Momade, Anlauy Ali | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T12:53:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-03 | - |
dc.identifier.uri | http://monografias.uem.mz/handle/123456789/2584 | - |
dc.description.abstract | The present work with the title, ʺ Traces of symbolic manifestations in the Upper Stone Age in Manica: Research and Perception of Rock Art in Serra Vumba, ˮ aimed to show the archaeological potential of Serra Vumba, through the San cave paintings on the archaeological stations of Chinhamapere and Moucondihwa to understand the symbolic manifestations of the hunters and gatherers who inhabited Manica. In this sense, throughout the work, it was found that the cave paintings found at the archaeological site of Chinhamapere contain unique and complex images of hunters and gatherers and belong to classical San art. However, it was found that the Moucondihwa archaeological site features two types of art, San Classical art and Classical Bantu art, the latter being specifically attributed to the Bantu tradition. However, the study allowed us to conclude that, through the rock paintings and landscape of the archaeological stations of Chinhamapere and Moucondihwa, they had a religious significance for the San hunter communities that inhabited Manica, and nowadays the stations are known locally as a place where the ancestors inhabit (TRADUÇÃO NOSSA) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte rupestre | pt_BR |
dc.subject | Estações arqueológicas | pt_BR |
dc.subject | Serra Vumba | pt_BR |
dc.subject | Comunidade de caçadores recolectores | pt_BR |
dc.subject | Chinhamapere e Moucondihwa | pt_BR |
dc.title | Traços de manifestações simbólicas na idade da pedra superior em Manica: pesquisa e percepção da arte rupestre da Serra Vumba | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Muianga, Décio | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho com o título, ʺ Traços de manifestações simbólicas na idade da pedra superior em Manica: Pesquisa e Percepção da arte rupestre da Serra Vumba, ˮ tinha como objectivo de mostrar as potencialidades arqueológicas da Serra Vumba, através das pinturas rupestres San patentes nas estações arqueológicas de Chinhamapere e Moucondihwa para a compreensão das manifestações simbólicas dos caçadores e recolectores que habitaram Manica. Neste sentido ao longo do trabalho constatou-se que as pinturas rupestres encontradas na estação arqueológica de Chinhamapere contém imagens únicas e complexas dos caçadores e recolectores e pertence a arte San clásssica. No entanto, verificou-se que a estação arqueológica de Moucondihwa apresenta dois tipos de arte, a arte San Clássico e arte Bantu Clássico essa última que é atribuída especificamente à tradição Bantu. Contudo, o estudo permitiu concluir que, através das pinturas rupestre e da paisagem das estações arqueológicas de Chinhamapere e Moucondihwa, tinham um significado religioso para as comunidades de caçadores San que habitaram Manica, e actualmente as estações são conhecidas localmente como um lugar onde os ancestrais habitam | pt_BR |
dc.publisher.country | Moçambique | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras e Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Arqueologia | pt_BR |
dc.description.embargo | 2022-07-05 | - |
Aparece nas coleções: | FLSC - Arqueologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022 - Momade, Anlauy Ali . pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.