DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Antropologia
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dc.creatorZacarias, Natalina Angélica Famia-
dc.date.accessioned2021-04-28T12:02:28Z-
dc.date.issued2013-04-01-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/614-
dc.description.abstractThe present study reflects the relationship between the preservation of fertility and maternal care in the context of a domestic group of women mothers, in a study carried out in the City of Quelimane. The existing discussion on maternal care argues that the man / father has, with his presence, a responsibility to participate in purification rituals and sexual taboos in preserving the fertility of his wife, mother of their children, in order to guarantee the healthy development of children in early childhood. But, with the different transformations and dynamics of families, many families are composed only of women and their children. Therefore, this study aims to analyze maternal care directed to children born from unstable unions of mothers and to children whose parents live in separate spaces. In this context, maternal care is practiced by children's growth rituals in early childhood and practices for the preservation of mothers' fertility. These rituals and practices allow mothers' safe sexual unions with their partners without thereby hampering the growth of their children and the fertility of the group of women mothers. The interpretation of the data obtained reveals that maternal care practices consist of notions of purity / impurity rituals that constitute mothers' hygiene and the respect for the rules of their sexual taboos after childbirth and throughout their maternity wards. Thus, the ethno-historical method was adopted, which, through it, captured the historical narratives of the family life of women mothers and, in particular, of their maternities. Therefore, women mothers have avoided the lack of growth of their children by rituals and practices of maternal care, in the domestic context, directed to children born from unstable unions and to children whose parents live in separate spaces, with the aim of ensuring the fertility of the group of women mothers and ensuring the growth of their children. (TRADUÇÃO NOSSA)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlanept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas dos cuidados maternospt_BR
dc.subjectRitual de pureza/impurezapt_BR
dc.subjectPreservação de fertilidadept_BR
dc.subjectRituais de purificaçãopt_BR
dc.subjectQuelimanept_BR
dc.titleRelação entre a preservação da fertilidade e os cuidados maternos num contexto do grupo doméstico das mulheres mães, um estudo na Cidade de Quelimanept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Seuane, Sónia-
dc.description.resumoO presente estudo reflecte a relação entre a preservação da fertilidade e os cuidados maternos num contexto de grupo doméstico das mulheres mães, em estudo realizado na Cidade de Quelimane. A discussão existente sobre os cuidados maternos defende que o homem/pai detém, com a sua presença, uma responsabilidade de participar de rituais de purificação e de tabus sexuais na preservação da fertilidade da sua mulher mãe dos seus filhos, com a finalidade de garantir o desenvolvimento saudável das crianças na primeira infância. Mas, com as diferentes transformações e dinâmicas das famílias, muitas são as famílias compostas apenas por mulheres e os seus filhos. Pelo que este estudo versa analisar os cuidados maternos direccionados às crianças nascidas das uniões instáveis das mães e aos filhos cujos pais habitam em espaços separados. Neste contexto, os cuidados maternos são praticados por rituais de crescimento das crianças na primeira infância e as práticas para a preservação da fertilidade das mães. Estes rituais e práticas permitem as uniões sexuais seguras das mães com os seus parceiros sem com isso prejudique o crescimento dos filhos e a fertilidade do grupo das mulheres mães. A interpretação dos dados obtidos revela que as práticas dos cuidados maternos consistem em noções de rituais de pureza/impureza que constituem higiene das mães e o respeito das regras dos tabus sexuais das mesmas após o parto e ao longo das suas maternidades. Assim, adoptou-se o método etno-histórico que, através dele, captou-se as narrativas históricas da vida familiar das mulheres mães e, em particular, das suas maternidades. Portanto, as mulheres mães têm evitado a falta de crescimento dos filhos por rituais e práticas dos cuidados maternos, do contexto doméstico, direccionados às crianças nascidas das uniões instáveis e aos filhos cujos pais habitam em espaços separados, com o objectivo de assegurarem a fertilidade do grupo das mulheres mães e garantirem o crescimento dos filhos.pt_BR
dc.publisher.countryMoçambiquept_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Arqueologia e Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqAntropologiapt_BR
dc.description.embargo2021-04-01-
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