Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://monografias.uem.mz/handle/123456789/603
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A arte contemporânea na educação visual: um estudo no Instituto Superior de Artes e Cultura |
Autor(es): | Matsimbe, António Aurélio |
Primeiro Orientador: | Teixeira, José |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Gonçalves, Euclides |
Resumo: | O presente estudo foi realizado no Instituto Superior de Artes e Cultura, no qual, investiguei sobre os valores e significados associados a produção de obras de arte contemporânea por estudantes. O trabalho mostra como no instituto o nosso grupo alvo, não só aprendem matérias sobre a arte e cultura, mas também procuram explorar os materiais e técnicas, consista a obter o resultado que tanto desejaram, usando qualquer material ao seu dispor. Entretanto, importa salientar que o estudo, ilustra também que os estudantes exploram a arte contemporânea como um produto que resulta de uma inteligência, usando como base os materiais existentes localmente. De tal forma que, algumas instalações que eles fazem sejam considerados como obras de arte. Deste modo, o trabalho teve como base de recolha de dados o Instituto Superior de Artes e Cultura onde descreveu-se o local de estudo e as suas produções de arte. Utilizou-se vários métodos como questionário, entrevistas semi estruturadas e conversas informais. Assim, a questão dos valores e significados associados a produção de obras de arte contemporânea, tem sido analisada a partir de duas abordagens. Sendo que, por um lado, a primeira abordagem argumenta que as relações dos valores e significados de produção de obras de arte contemporânea se aprendem a partir dum quadro estético, porque as tendências do mundo moderno tem se configurado num modo estético. Por outro lado, a segunda abordagem defende que cada indivíduo é orientado pelos seus próprios interesses na busca da compreensão do mundo, empregando as várias ferramentas cognitivas proporcionadas pela cultura em que vive. Todavia, a combinação dessas duas abordagens torna-se relevantes neste estudo na medida em que enfatizam aspectos relacionados com a subjectividade e experiência vivida, permitindo que os estudantes respondam as suas exigências como seres pensantes. Contudo, os dados recolhidos no campo permitiram concluir que, o nosso grupo alvo têm produzido as obras de arte contemporânea pelos encargos dos docentes e pelas exigências da direcção do instituto, que afirmam que os estudantes habilitados em fazer a arte contemporânea são os do curso de Artes Visuais. Sendo que, nesta concepção verifica-se uma categorização entre os diversos cursos, e consequentemente, entre os vários estudantes. |
Abstract: | The present study was carried out at the Instituto Superior de Artes e Cultura, in which I investigated the values and meanings associated with the production of contemporary art works by students. The work shows how in the institute our target group, not only learn subjects about art and culture, but also seek to explore the materials and techniques, consist of obtaining the result that they wanted so much, using whatever material is at their disposal. However, it is important to note that the study also illustrates that students explore contemporary art as a product that results from an intelligence, using locally available materials as a base. In such a way that, some installations that they make are considered as works of art. Thus, the work was based on data collection at the Instituto Superior de Artes e Cultura, where the study site and its art productions were described. Various methods were used, such as a questionnaire, semi-structured interviews and informal conversations. Thus, the issue of values and meanings associated with the production of works of contemporary art, has been analyzed from two approaches. Since, on the one hand, the first approach argues that the relations of values and meanings for the production of contemporary art works are learned from an aesthetic framework, because the trends of the modern world have been configured in an aesthetic way. On the other hand, the second approach argues that each individual is guided by his own interests in the search for understanding the world, using the various cognitive tools provided by the culture in which he lives. However, the combination of these two approaches becomes relevant in this study as they emphasize aspects related to subjectivity and lived experience, allowing that students respond to their demands as thinking beings. However, the data collected in the field allowed us to conclude that, our target group has produced works of contemporary art at the expense of the teachers and by the demands of the institute's management, who affirm that the students qualified to make contemporary art are those of the Visual arts. Since, in this conception, there is a categorization among the different courses, andconsequently, among the various students. (TRADUÇÃO NOSSA) |
Palavras-chave: | Arte Arte contemporânea Arte moderna Artes plásticas |
CNPq: | Ciências Humanas Antropologia |
Idioma: | por |
País: | Moçambique |
Editor: | Universidade Eduardo Mondlane |
Sigla da Instituição: | UEM |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Arqueologia e Antropologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/603 |
Data do documento: | 1-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | FLSC - Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014 - Matsimbe, António Aurélio | 471.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.