DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Antropologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Luísa Maria-
dc.date.accessioned2021-04-20T11:11:41Z-
dc.date.issued2015-08-01-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/461-
dc.description.abstractThis work seeks to study the practice of scarification and tattoos among a group of women from the District of Magude, Maputo Province. The study aimed to understand the values ​​and meanings associated with scarifications and tattoos. To conduct this research, ethnography was used, focusing on a sample of female individuals, residents in the Magude District. Scarification is an act through which the subject intentionally cuts the skin, using a cutting instrument, in order to leave a scar on the body, without necessarily having an image or other element inscribed. In the dominant literature on scarifications and tattoos there are two contradictory lines of thought. The first, looks at these practices as being phenomena that belong to the past, things of past generations and are conceived as phenomena of “rural” areas. The second, as opposed to the first, looks at these practices as being a current phenomenon that is associated with beauty and urban spaces. Scholars in the field of social psychology and social sciences associate these practices, most of the time, with issues related to human sexuality and beauty, having in one extreme, certain studies developed in clinical psychology, associating these practices with suicide. Throughout the work it was noticed that little is explored the symbolic side of these practices, as well as the values ​​and meanings that its practitioners associate with it. Based on articulation of the ethnographic data collected between a group of women from the District of Magude, Maputo Province and the dominant theories in anthropology on these themes, it is concluded that the practice scarification among women in the District of Magude, has a crucial value in the preservation of marriages, as it is believed that it is through this practice that men can be sexually pleased, serving as a base and support in the preservation of homes and families. On the other hand, scarifications are used as a distinctive mark among women within the society to which they belong, and also as an ornament of feminine and masculine body beauty.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlanept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscarificaçãopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectSignificadopt_BR
dc.titleValores e significados da prática de escarificações e tatuagens entre um grupo de mulheres do Distrito de Magude, Província de Maputopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lihahe, Danúbio-
dc.description.resumoEste trabalho procura estudar a prática de escarificações e tatuagens entre um grupo de mulheres do Distrito de Magude, Província de Maputo. O estudo teve como objectivo compreender os valores e significados associados à escarificações e tatuagens. Para realização desta pesquisa recorreu-se à etnografia, incidindo sobre uma amostra de indivíduos de sexo feminino, residentes no Distrito de Magude. A escarificação é um acto através do qual o sujeito faz um corte intencional na pele, por meio de um instrumento cortante, com o intuito de deixar uma cicatriz no corpo, sem existir necessariamente, a inscrição de uma imagem ou de outro elemento. Na literatura dominante sobre escarificações e tatuagens existem duas linhas de pensamento contraditórias. A primeira, olha para estas práticas como sendo fenómenos que pertencem ao passado, coisas de gerações pretéritas e são concebidas como fenómenos das zonas “rurais”. A segunda, em oposição a primeira, olha para estas práticas como sendo um fenómeno actual e que está associado à beleza e aos espaços urbanos. Estudiosos da área da psicologia social e das ciências sociais associam estas práticas, na maior parte das vezes, com questões ligadas à sexualidade humana e a beleza, tendo num extremo, determinados estudos desenvolvidos na psicologia clínica, associarem estas práticas ao suicídio. Ao longo do trabalho percebeu-se que pouco se explora o lado simbólico destas práticas, bem como os valores e significados que os seus praticantes à ela associam. Com base na articulação dos dados etnográficos recolhidos entre um grupo de mulheres do Distrito de Magude, Província de Maputo e as teorias dominantes na antropologia sobre estas temáticas, conclui-se que a prática de escarificações entre as mulheres do Distrito de Magude, tem um valor crucial na preservação dos casamentos, na medida que se acredita que é através desta prática que se pode agradar sexualmente o homem, servindo de base e sustentáculo na preservação dos lares e das famílias. E por outro lado, as escarificações são usadas como uma marca distintiva entre as mulheres dentro da sociedade a que pertencem, e também como um ornamento de beleza corporal feminina e masculina.pt_BR
dc.publisher.countryMoçambiquept_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Arqueologia e Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqAntropologiapt_BR
dc.description.embargo2021-04-20-
Aparece nas coleções:FLSC - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015 - Gomes, Luísa Maria.pdf850.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.