DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/4136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChinhama, Roda-
dc.date.accessioned2025-02-20T08:16:07Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.identifier.urihttp://monografias.uem.mz/handle/123456789/4136-
dc.description.abstractIn the history of the struggle for liberation of Southern Africa from colonial rule, music played an important role in mobilizing combatants, disseminating political ideology and consoling the bereaved. Indeed, a considerable number of scholars have focused on studying the role of music in the resistance against colonial exploitation and, in particular, on the contribution of music to the liberation struggle. In the case of Mozambique, there is a rich musical repertoire that reveals a teleological history of resistance that culminated in the founding of FRELIMO, the military front that waged the armed struggle for the liberation of Mozambique. This culminating work analyses the history of the sixteen-year war in Mozambique beyond the narratives of blaming and demonizing the other. Through an approach focused on the intense cultural activity in RENAMO’s bases and areas of influence, the research reexamines the construction of RENAMO’s image through music, song and dance. The paper argues that music and song played an important role in RENAMO’s political and military mobilization. Through music and song, RENAMO countered the government’s musical propaganda, which portrayed RENAMO as a band of evildoers. Through archival research and oral interviews with former RENAMO guerrillas and other people who lived in areas under RENAMO influence, the research brings to light the lyrics of songs sung at social events held in those areas. It analyses the content and rhythm of these songs as symbols of rebellion, political ideology and consolation. It concludes that, similar to the government’s mobilization of musicians against the RENAMO insurgency, this rebel movement also used music to advance its political and military agenda. In the process, it contributed to the dissemination of certain musical genres and cultural expressions that came to be associated with the areas under its political and military influence, thus contributing to the cleansing of the barbaric image constructed in the meanders of the government.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlanept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectRenamopt_BR
dc.subjectInsurgência militarpt_BR
dc.subjectGuerra civilpt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.titleMúsica e insurgência militar: o caso da guerra civil em Moçambique, 1976-1992pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mubai, Marlino-
dc.description.resumoNa história da luta de libertação da África Austral do jugo colonial, a música desempenhou um papel importante na mobilização dos combatentes, divulgação da ideologia política e consolação dos enlutados. Com efeito, um número considerável de estudiosos tem se concentrado no estudo do papel da música na resistência contra a exploração colonial e, particularmente, no contributo da música na luta de libertação. Para o caso de Moçambique, existe um rico repertório musical que revela uma história teleológica de resistência que culminou com a fundação da FRELIMO, a frente militar que travou a luta armada de libertação de Moçambique. Este trabalho de culminação de estudos analisa a história da guerra dos desaseis anos em Moçambique para além das narrativas de culpabilização e diabolização do outro. Através de uma abordagem virada à intensa actividade cultural nas bases e zonas de influência da RENAMO, a pesquisa reexamina a construção da imagem da RENAMO a partir da música, do canto e da dança. O trabalho argumenta que a música e o canto desempenharam um papel importante na mobilização política e militar da RENAMO. Através da música e canção, a RENAMO contrapôs a propaganda musical do governo, a qual retratava a RENAMO como um bando de malfeitores. Através de pesquisa de arquivo e entrevistas orais com antigos guerrilheiros da RENAMO e outras pessoas que viveram nas áreas sob influência da RENAMO, a pesquisa traz à luz as letras das canções entoadas em eventos sociais realizados naquelas áreas. Analisa o conteúdo e o ritmo destas canções como símbolos de rebeldia, ideologia política e consolação. Conclui que, à semelhança da mobilização governamental de músicos contra a insurgência da RENAMO, este movimento rebelde também recorreu à música para fazer avançar a sua agenda política e militar. No processo, contribuiu para a divulgação de determinados géneros musicais e expressões culturais que passaram a estar associados às áreas sob sua influência política e militar, contribuindo desta forma no saneamento da imagem barbárica contruída nos meandros do governo.pt_BR
dc.publisher.countryMoçambiquept_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras e Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.description.embargo2025-02-19-
Aparece nas coleções:FLSC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024 - Chinhama, Roda Valentino.pdf839 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.