Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://monografias.uem.mz/handle/123456789/412
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Matlava, Osvaldo António | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-16T11:10:44Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-01 | - |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/412 | - |
dc.description.abstract | The ethnographic practice allows us to enter into the world a view of the reality under study and hence the possibility of granting a firmness in the assumptions. Therefore, when proposing the debate on the Practice of the Use of Fire and the Preservation of the environment in agriculture among farmers in the district of Manhiça find a discussion that focuses on preserving the environment in agriculture focusing on physical aspects and another discussion opposite to this one, but in the sense of bringing elements that complement the assumptions of the first view on the preservation of the environment in agriculture whereas it is necessary to focus not only on aspects of the physical nature of the environment for preservation but also to social aspects. It is found that the two have limitations due to the fact that they consider farmers from a mechanical point of view. Farmers are subjects who create and recreate the logic of preserving the environment in agricultural practice and who should not, therefore, be seen as an active group. conflictual. As an example of incorporating social elements in the preservation of the environment, we find that forgetfulness of fire. The forgetfulness of the fire goes through the clemency given to the promoter of the fires in order to establish order to socio- environmental. Another way of conceiving farmers as non-mechanics is to designate some among them as those who are not yet farmers, due to the fact that they are not younger and with little work experience they have few decisive faculties on the use of fire, because they are afraid of mud because they did not grow in the agricultural practices, and finally, due to the fact that they have small work areas, which makes it difficult to use the fallow technique, they are suspected of being good participants in preserving the environment. In this way, social actors in environmental preservation are inserted in dynamic social relations and adapted to the circumstances. In doing so, it gives the possibility of a detachment from the structural-economicist theoretical approaches in which the passivity of farmers and the preservation of the environment are assumed. environment only by material imperatives. Following the ethnographic methodology, I collected the data in the locality of Munguíne in the district of Manhiça (TRADUÇÃO NOSSA) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Preservação | pt_BR |
dc.subject | Meio Ambiente | pt_BR |
dc.subject | Fogo | pt_BR |
dc.subject | Actor Social | pt_BR |
dc.subject | Agricultor | pt_BR |
dc.title | Prática do uso do fogo na agricultura e a preservação do meio ambiente entre os Agricultores de Maluana distrito da Manhiça | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Euclides | - |
dc.description.resumo | A prática etnográfica permite entrar no mundo visão da realidade em estudo e daí a possibilidade de concessão de uma firmeza nas assunções. Sendo assim, ao propor o debate sobre Prática do Uso do Fogo e a Preservação do meio ambiente na agricultura entre os agricultores do distrito da Manhiça encontro uma discussão que focaliza a preservação do meio ambiente na agricultura focalizando aspectos físicos e uma outra discussão oposta a esta, mas no sentido de trazer elementos que complementem os pressupostos da primeira visão sobre a preservação do meio ambiente na agricultura, considerando que é preciso focalizar não só em aspectos de natureza física do meio ambiente para a preservação mas também a aspectos sociais. Encontra-se que as duas possuem limitações pelo facto de considerarem os agricultores sob ponto de vista mecânico. Os agricultores são sujeitos criadores e recriadores das lógicas sobre a preservação do meio ambiente na prática agrícola e que não devem por isto serem vistos como um grupo a- conflitual. Como exemplo de incorporação de elementos sociais na preservação do meio ambiente encontramos que o esquecimento do fogo. O esquecimento do fogo passa pela clemência dada ao promotor das queimadas de modo a se estabelecer ordem a socio- ambiental. Uma outra forma de conceber os agricultores como não mecânicos, encontra-se na designação de alguns entre eles como sendo os que ainda não são agricultores, pelo facto de serem mais novos não e com pouca experiência de trabalho possuem poucas faculdades decisivas sobre o uso do fogo, pelo facto de serem receosos de lama porque não cresceram na pratica agrícola, e por fim pelo facto de possuírem pequenas áreas de trabalho o que os dificulta no uso da técnica de pousio, são suspeitos de serem bom participantes na preservação do meio ambiente. Deste modo os actores sociais na preservação ambiental estão inseridos em relações sociais dinâmicas e adaptadas às circunstâncias. Assim procedendo, dá a possibilidade de um distanciamento dos enfoques teóricos estruturo-economicistas em que se assume a passividade dos agricultores e a preservação do meio ambiente apenas pelos imperativos materiais. Seguindo a metodologia etnográfica fiz a colecta dos dados na localidade de Munguíne no distrito da Manhiça. | pt_BR |
dc.publisher.country | Moçambique | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Arqueologia e Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Antropologia | pt_BR |
dc.description.embargo | 2021-04-15 | - |
Aparece nas coleções: | FLSC - Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013 - Matlava, Osvaldo Ant__nio.pdf | 819.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.