DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Antropologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepções e representações sociais do lobolo no contexto urbano actual, Bairro Luís Cabral- Cidade de Maputo
Autor(es): Ubisse, Crimildes Francisco
Primeiro Orientador: Manjate, Fernando
Resumo: Este trabalho é de carácter qualitativo e procura reflectir sobre as percepções e representações sociais dos moradores do bairro Luís Cabral sobre a prática do lobolo. Procura-se igualmente perceber até que ponto esta percepção e representações sociais contribuem para a perpetuação do lobolo no contexto urbano actual. Para alcançar o objectivo deste trabalho, recorreu-se a revisão da literatura, observação participante e a técnica de entrevista semi-estruturada. A perspectiva teórica que orientou a realização deste trabalho foi o interacionismo simbólico. Dados recolhidos no terreno revelam que a prática do lobolo tem um significado importante primeiro para os noivos que passam a gozar de um estatuto privilegiado na sociedade. Segundo para os pais da noiva e do noivo, uma vez que são vistos pela sociedade que lhes rodeia como tendo dado “boa educação” aos seus filhos e, para os antepassados. Também inferiu-se que a não realização do lobolo pode trazer implicações sociais negativas de vária ordem. Sobre as representações sociais, inferiu-se igualmente que existe um sistema de terminologia usada para designar o genro que não lobolou aquele que já lobolou, o que desqualifica o genro que ainda não lobolou, obrigando-o desta forma a realizá-lo. Uma vez que com a designação de mukwaxe, o homem que ainda não lobolou, se sente forçado a realizá-lo, no sentido de passar desta condição para a condição de mukonwana (genro). inferimos também que os mais velhos desempenham um papel preponderante na perpetuação do lobolo, uma vez que, estes aconselham os mais novos a realizar o lobolo.
Abstract: This work is of a qualitative nature and seeks to reflect on the perceptions and representations residents of the Luís Cabral neighborhood about the lobolo practice. It is also sought perceive to what extent this perception and social representations contribute to the perpetuation of lobolo in today's urban context. To achieve the objective of this work, a literature review, participant observation and semi-structured interview technique were used. The theoretical perspective that guided the realization of this work was symbolic interactionism. Data collected on the ground reveal that the lobolo practice has an important meaning first for the bride and groom who now enjoy a privileged status in society. Second for the parents of the bride and groom, since they are seen by the society around them as having given “good education” to his children and, for the ancestors. It was also inferred that the lobolo can have negative social implications of various kinds. Regarding social representations, it was also inferred that there is a system of terminology used to designate the son-in-law who has not lobolized the one who has already lobolated, which disqualifies the son-in-law who has not yet lobolled, thus forcing him to do so. Since with the designation of mukwaxe, the man who has not yet lobolated, feels forced to perform it, in the sense of moving from this condition to the condition of mukonwana (son-in-law). we also infer that older people play a major role in the perpetuation lobolo, since they advise the youngest to perform the lobolo. (TRADUÇÃO NOSSA)
Palavras-chave: Lobolo
Parentesco
Representações sociais
CNPq: Ciências Humanas
Antropologia
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Arqueologia e Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/396
Data do documento: 2-Set-2012
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