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http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3949
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Caduca, Miguel Patrício | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T12:56:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
dc.identifier.uri | http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3949 | - |
dc.description.abstract | The theme of this monograph is The Principle of Responsibility in Hans Jonas as a foundation for technological civilization, which results from the problem inherent in the impacts of technology resulting from human action that endanger the sustainability of human life in the world. This research is motivated by the search for understanding the causes with the potential to destroy all possibility of life on the planet, putting at risk the continuity of the human species and nature as a whole. In this context, the monograph has as its general objective to reflect on the conditions under which the Jonasian principle of responsibility can underpin technological civilization, and, as specific objectives, it aims to: contextualize the debate on ethics applied to technology, point out the dilemmas of ethics in the context of technological civilization, and explain the place of ethics today in the face of technological revolutions. To achieve these objectives, the method of bibliographical review was used, which consisted of consulting the main books and articles that deal with the above-mentioned theme, and neuromeneutics was used as an auxiliary technique for interpreting the material consulted. With the advancement of technology, ethical problems arise: the eradication of life, the manipulation of cells and genes, the disproportionate use of technology, the problem of human action that is not related to its earthly condition. Traditional ethics has become insufficient to provide answers to new ethical problems brought about by the advancement of technology. Now, new technologies have changed human action, which has led to a concern with the not-yet-existent, with the non-human. Furthermore, Jonas suggests that the ethics of responsibility, unlike the former, means man's ability to act with caution. The premise defended here is that the ethics of responsibility should aim to awaken the morality of human action in relation to oneself and one's fellow human beings and in a way that leads to the preservation of all forms of action that maintain the well-being of the planet and the species. The monograph is divided into three parts: the first presents a contextual approach and inserts the author's thinking in the context of technological civilization; the second aims to indicate the dilemmas faced by ethics arising from the current civilization; and finally, the third deals with the role of ethics today in the face of technological ambivalence. (TRADUÇAO NOSSA) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Princípio da responsabilidade | pt_BR |
dc.subject | Hans Jonas | pt_BR |
dc.subject | Civilização tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.title | O princípio responsabilidade em Hans Jonas enquanto fundamento para a civilização tecnológica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Raice, Nazarete Justino | - |
dc.description.resumo | O tema da presente monografia é O Princípio da Responsabilidade em Hans Jonas enquanto fundamento para a civilização tecnológica, que resulta do problema inerente aos impactos da tecnologia decorrentes da acção humana que colocam em perigo a sustentabilidade da vida humana no mundo, esta pesquisa é motivada pela busca de compreensão das causas com o potencial de destruição de toda possibilidade de vida no planeta, colocando em causa a continuidade da espécie humana e da natureza como um todo. Neste contexto, a monografia tem como objectivo geral reflectir sobre as condições sobre as quais o princípio de responsabilidade jonasiana pode fundamentar a civilização tecnológica, e, como objectivos específicos visa-se: contexualizar o debate sobre a ética aplicada a tecnologia, apontar os dilemas da ética no contexto da civilização tecnológica, e explicar sobre o lugar da ética hoje face as revoluções da tecnologia. Para o alcance desses objectivos pautou-se pelo método de revisão bibliográfica que consistiu na consulta dos princípais livros e artigod que se debruçam sobre a temática supra e contou-se com a nermenêutica como técnica auxiliar para a interpretação do material consultado. Pois, com o avanço da tecnologia surgem problemas de ordem ética: a erradicação da vida, a manipulação das células e dos génes, o uso desproporcional da tecnologia, o problema do agir humano que não é concetâneo a sua condição terrena. A ética tradicional tornou-se insuficiente para dar respostas a novos problemas éticos trazidos pelo avanço da tecnologia. Ora, as novas tecnologias modificaram a acção humana o que induziu para uma preocupação com o ainda-não-existente, com o não-humano. Ademais, Jonas sugere que a ética da responsabilidade diferentemente daquela, significa a capacidade do homem de agir com precaução. O pressuposto aqui defendido é de que a ética da responsabilidade deve visar o dispertar da moralidade do agir humano em relação a si e seus semelhantes e dissemelhente num imperativo que o leve a conservar todas as formas de acção que mantenha o bem estar do planeta e da espécie. A monografia está dividida em três partes: a primeira traz uma abordagem contexual e inser o pensamento do autor no contexto da civilização tecnológica, a segunda presta-se a indicar os dilemas enfretados pela ética oriundas da actual civilização e por fim a terceira versa sobre o papel da ética hoje face a ambivalência tecnológica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Moçambique | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Filosofia | pt_BR |
dc.description.embargo | 2024-09-04 | - |
Aparece nas coleções: | FAFILO - Filosofia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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