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http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3801
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Tacanheque, Albano | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T10:21:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-02 | - |
dc.identifier.uri | http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3801 | - |
dc.description.abstract | This research aimed to understand the origins of the N'lapa, its construction process, playing technique, as well as the contexts and dances in which this musical instrument is used. The theoretical approaches of this work were based on studies that deal with organology, with emphasis on authors such as Maria Helena Trindade, Tiago de Oliveira Pinto, Luís Henrique, Curt Sachs and Erich Von Hornbostel. In terms of methodology, this research used a qualitative approach combined with fieldwork. The techniques used to collect and organise the data include bibliographical research, semi-structured interviews, non-participant observation and photographic recording. The procedure used to analyse and interpret the information was content analysis. The data collected shows that N'lapa is part of the culture of the northern Mozambican people, particularly in Nampula, and is practised in a variety of contexts, such as Eyinlo and Marilo. The N'lapa performance follows the following steps: (i) a small pit is opened to embed half the body of the clay pot; (ii) to change the sound, the player raises or lowers their legs, thus moving the N'lapa; (iii) the player ties a small drum called a M'petcheni to their left thigh, which serves as an accompaniment to the N'lapa; and (iv) this set of instruments is played sitting down. With regard to the nomenclature of the instruments that assist or accompany N'lapa, it was found that they are called according to their function (M'petcheni and Atthokoro-tthokoro). With regard to the dances accompanied by the N'lapa, the interviewees emphasised the Natthere, Nsiripwiti, Mukorompwa and Niketche.(TRADUÇÃO NOSSA) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | N'lapa | pt_BR |
dc.subject | Organologia | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos musicais | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos tradicionais | pt_BR |
dc.subject | Nampula | pt_BR |
dc.subject | Moçambique | pt_BR |
dc.title | Estudo organológico de N’lapa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silambo, Micas Orlando | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objectivo compreender as origens de N’lapa, seu processo de construção, técnica de execução, bem como os contextos e danças nas quais este instrumento musical é utilizado. As abordagens teóricas desse trabalho foram baseadas em estudo que abordam sobre a organologia com destaque para autores como Maria Helena Trindade, Tiago de Oliveira Pinto, Luís Henrique, Curt Sachs e Erich Von Hornbostel. Em termo de metodologia esta pesquisa adaptou uma abordagem qualitativa articulada com o método de trabalho de campo. As técnicas de colecta e organização dos dados incluem a pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada, observação não participante e registo fotográfico. O procedimento analítico e interpretativo das informações foi a análise de conteúdo. Através dos dados colectados compreende-se que N’lapa faz parte da cultura do povo nortenho de Moçambique em particular da Nampula e é praticado em contextos diversos como nas práticas de actos Eyinlo ou Marilo. Quanto a performance de N’lapa obedece-se os seguintes passos (i) abre-se uma pequena cova para embutir meio corpo da panela de barro; (ii) Para modificar a sonoridade, o tocar levanta ou baixa as suas pernas movimentando assim o N’lapa; (iii) o tocador amarra consigo na sua coxa esquerda um pequeno batuque denominado M’petcheni que serve como acompanhante de N’lapa; e (iv) Este conjunto de instrumentos se toca sentado. Em relação a nomenclatura dos instrumentos que auxiliam ou acompanham N’lapa constatou-se que são designados tendo em conta a sua função (M'petcheni e Atthokoro-tthokoro). No que diz respeito as danças acompanhadas pelo N’lapa, os entrevistados destacaram a Natthere, Nsiripwiti, Mukorompwa e Niketche. | pt_BR |
dc.publisher.country | Moçambique | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação e Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
dc.description.embargo | 2024-08-06 | - |
Aparece nas coleções: | ECA - Música |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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