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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacamo, Jaime-
dc.date.accessioned2024-06-04T10:24:10Z-
dc.date.issued2024-02-02-
dc.identifier.urihttp://monografias.uem.mz/handle/123456789/3708-
dc.description.abstractThis research establishes pathway for the construction of a performance inspired, philosophically, from the African musical arts: Nganda, Mapiko and Makhwayi. The nigerian Meki Nzewi (2007) and kenyan Emily Akuno (2019) were the ethnomusicologists who guided the theoretical approaches of research, allowing the understanding of musical arts as a set of interconnected arts such as music, dance, drama, musical instruments and more. Due to the nature of the research, we methodologically based our investigation collaborative artistic research in dialogue with autoethnography, participant observation and bibliographic research. To materialize the performance, three songs were composed in three languages, exploring three dances respectively; ava wadimongo (shimakonde language, Mapiko dance), Chipikangano (cinyanja, Nganda) and kulapha (xichangana, Makhwayi). Musically, the characteristics of musical arts applied in this research are: call and response, short repetitive texts, individually independent and collectively dependent phrases, organic or simple phrases, active audience participation and the integrative combination of performative elements (music, drama, poetry and clothing).The results of this research show that there are several musical characteristics typical of traditional African practices that need to be massively researched and applied in concrete performancespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlanept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes musicais africanaspt_BR
dc.subjectConstrução da performancept_BR
dc.subjectDança Ngandapt_BR
dc.subjectDança Makhwayipt_BR
dc.subjectDança Mapikopt_BR
dc.subjectAfrican musical artspt_BR
dc.subjectConstruction of performancept_BR
dc.titleConstrução da performance artística a partir das artes musicaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silambo, Micas-
dc.description.resumoO presente trabalho estabelece caminhos para a construção de uma performance inspirada, filosoficamente, a partir das artes musicais africanas: Nganda, Mapiko e Makhwayi. O nigeriano Meki Nzewi (2007) e a queniana Emily Akuno (2019) foram os etnomusicólogos que guiaram as linhas teóricas da pesquisa, possibilitando a compreensão das artes musicais enquanto um conjunto de artefactos de artes interligas como música, dança, drama, instrumentos musicais e mais. Pela natureza do trabalho optamos, metodologicamente pela pesquisa artística colaborativa em diálogo com autoetnografia, observação participante e pesquisa bibliográfica. Para a materialização da performance foram compostas três canções em três línguas explorando três danças respectivamente; ava wadimongo (língua shimakonde, dança Mapiko), Chipikangano (cinyanja, Nganda) e kulapha (xichangana, Makhwayi). Musicalmente, foram aplicadas as características das artes musicais como: chamada e resposta, textos curtos de carácter repetitivo, frases individualmente independentes e colectivamente dependentes, frases orgânicas ou simples, participação activa do público e a combinação integrada dos elementos performativos (música, drama, poesia e indumentária). Conclui-se que existem várias características musicais típicas das práticas tradicionais africanas que precisam de ser massivamente pesquisadas e aplicadas em performances concretaspt_BR
dc.publisher.countryMoçambiquept_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.description.embargo2024-06-03-
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