Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3502
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cambule, Inácio Maguigue | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-02T10:33:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-01 | - |
dc.identifier.uri | http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3502 | - |
dc.description.abstract | This project is part of the culminating work for a degree in Music at the School of Communication and Arts at Eduardo Mondlane University. The aim of the work is to analyze the use of mbila in Mozambican popular music based on the repertoire of the band Gumpram Collective, a musical band that has emerged to fill a void in the traditional artistic and musical panorama of Mozambique, specifically in the city of Maputo. MUNGUAMBE (2000, p. 165). The aforementioned band has stood out on the national music scene for producing and practicing popular music of a contemporary traditional nature, that is, music that has the Mbila as its main instrument combined with other conventional instruments, which makes it peculiar in comparison with other existing bands that are generally influenced by music with a foreign and electronic tendency, with a certain sense of detachment from values that dignify genuine Mozambican culture, comprised of a vast mosaic of traditional rhythms and melodies. (TRADUÇAO NOSSA) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.subject | Mbila | pt_BR |
dc.subject | Musical tradicional | pt_BR |
dc.subject | Banda Gumpram Collective | pt_BR |
dc.subject | Moçambique | pt_BR |
dc.title | Afirmação da Mbila na música popular moçambicana: caso da Banda Gumpram Collective 2022 – 2023 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavele, Osvaldo | - |
dc.contributor.advisor2 | Tembe, David Jorge | - |
dc.description.resumo | O presente projecto surge no âmbito da elaboração do trabalho de culminação de curso na de Licenciatura em Música, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. O trabalho tem como objectivo analisar o uso da mbila na música popular moçambicana a partir do repertorio da banda Gumpram Collective, uma banda musical que surge para preencher um vazio no panorama artístico e musical tradicional de Moçambique, especificamente, na cidade de Maputo. MUNGUAMBE (2000, p. 165). A banda supra mencionada se tem destacado no panorama musical nacional pela produção e prática da música popular de cariz tradicional contemporâneo, ou seja, uma música que tem a Mbila como o seu instrumento principal combinada com outros instrumentos convencionais, o que a torna peculiar em comparação com outras bandas existentes que, geralmente, são influenciadas pela música com tendência estrangeira e electrónica, com um certo sentido de alheamento em relação a valores que dignificam a cultura genuinamente moçambicana, compreendida por um vasto mosaico de ritmos e melodias tradicionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Moçambique | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação e Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
dc.description.embargo | 2024-04-01 | - |
Aparece nas coleções: | ECA - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023 - Cambule, Inácio Maguigue.pdf | 4.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.