DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Linguística
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3440
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAli, Sijaona-
dc.date.accessioned2024-03-07T12:44:46Z-
dc.date.issued2000-07-
dc.identifier.urihttp://monografias.uem.mz/handle/123456789/3440-
dc.description.abstractThe object of study that guided this work is the "Boletim Oficial" (Official Bulletin), analyzed here with a view to bringing to light relevant aspects of the way in which the object of Mozambique's colonization policy - the land and, of course, the men - was represented, as part of what we can call the discourse on the "Other". The Portuguese voyages of maritime exploration and discovery, which quickly evolved into campaigns of occupation, were strongly supported by the written press. The narration of these voyages contributed greatly to shaping a certain image of the Other, often running the risk of generalizing situations from certain contexts to other contexts. In this work, we also intend to show the interest that should be aroused by a greater knowledge of the lines with which European conceptions of the civilized "self" and the savage "other" were sewn together, the starting point for demarcating the difference between "civilization" and "barbarism". Here we want to understand and co-relate the theme addressed in our corpus with the specific context of the country at the end of the 19th century, characterized by an effort by the colonizing power (Portugal) to turn into "effective occupation" what it proclaimed to be its "historical rights" of occupation. In order to achieve the objectives we have set ourselves, we must refer to the fact that at the end of the 19th century Portugal already had vast experience of contact with non-European peoples, whose references were, in addition to the first accounts of Portuguese contact with African peoples, the discovery of Brazil. We will see the influence that these facts had on the conception of the land and people in Mozambique, without forgetting that Portugal, a country with a strong Christian influence, saw expansion as a mission to bring the word of God to the "infidels" and make them civilized. It is therefore not surprising that we find very explicit religious references throughout our work. This work will show that "the image that one has of the "Other" corresponds to the representation of the "Other" from the ideological or social space in which the "I" is situated. In the case of Mozambique at the end of the 19th century, the very nature of the colonial situation established a hierarchy of cultures that takes on special importance in the field of literary images of the "Other". (TRADUÇAO NOSSA)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlanept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBoletim oficial colonialpt_BR
dc.subjectDiscurso sobre outropt_BR
dc.subjectEstereótipos coloniaispt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.titleAspectos da representação do "outro" no boletim oficial de Moçambique" - 1888pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lobo, Almiro-
dc.description.resumo0 objecto de estudo que guiou a realização deste trabalho é o "Boletim Oficial", analisado aqui na perspectiva de trazer à superfície aspectos relevantes sobre a maneira como o objecto da politica de colonização de Moçambique aterra e, evidentemente, os homens - era representado,no âmbito daquilo a que podemos designar de discurso sobre o "Outro". As viagens de exploração maritima e de descoberta feitas pelos portugueses,que rapidamente evoluiram para campanhas de ocupação,tiveram na imprensa escrita um forte suporte.A narração dessas viagens contribuiu sobremaneira para moldar uma certa imagem do Outro,correndo-se muitas vezes o risco de generalizações de situações de determinados contextos para outros contextos.Pretendemos também mostrar neste trabalho o interesse que deve despertar para úm maior conhecimento das linhas com que se cosiam as concepções europeias sobre o "eu" civilizado e o "outro" selvagem,ponto de partida para a demarcação da diferença entre a "civilização" e a "barbárie".Queremos aqui compreender e co-relacionar a temática abordada no nosso corpus com o contexto specífico do país nos finais do séc. XIX,caracterizado por um esforço da potência ■ colonizadora (Portugal) para tornar em "ocupação efectiva" aquilo que apregoava como sendo seus "direitos históricos" de ocupação. Para o alcance dos objectivos a que nos propusemos, não deixamos de fazer referência ao facto de que nos finais do séc. .XIX Portugal tinha já uma vasta experiência no contacto com povos não-europeus,cujas referências eram,para além das primeiras narrativas sobre os contactos dos portugueses com os povos africanos,a descoberta do Brasil.Veremos a influência que esses factos tiveram na concepção da terra e dos homens em Moçambique, sem olvidar também que Portugal,um país de forte influência cristã,via na expansão uma missão para levar a palavra de Deus aos "infiéis" e torna -los civilizados .Não é de admirar, pois,que encontremos ao longo do nosso trabalho referências religiosas muito explícitas. Este trabalho vai mostrar que "a imagem que se tem do "Outro" corresponde à representação do "Outro" a partir do espaço ideológico ou social em que' se situa o "Eu".No caso vertente da situação de Moçambique nos finais do séc. XIX, a própria natureza da situação colonial instituiu uma hierarquização de culturas que assume uma importância especial no campo das imagens literárias do "Outro"pt_BR
dc.publisher.countryMoçambiquept_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras e Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.description.embargo2024-03-06-
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