Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3352
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Madime, Almeida Boaventura | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T10:40:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
dc.identifier.uri | http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3352 | - |
dc.description.abstract | This research aims to analytically understand the structuring aspects of the song Amatuwetuwe from its transcription, to facilitate the conscious choice of techniques for its arrangement for piano. The artistic research method was applied using a qualitative approach as an investigation model. Was also integrated the bibliographical research of theories that approach the themes of transcription and arrangement in the context of creating arrangements for piano from local songs . The following researchers were part of the theoretical foundation: Flávio Barbeitas, João Bota, Renato Dias, Miguel Garcia, Roy Bennet, Flávia Perreira, among others. The main characteristics of the Amatuwetuwe song that were founded through the analysis are: melodies organized in call and response; formal units articulated by separation and overlapping; simple intervals with a predominance of major seconds; bars with two pulse and binary subdivision; a headless beginning type and a masculine ending; as well as an irregular attack density. The understanding of these characteristics allowed the conscious choice of techniques applied in the arrangement, which included melodic and duration procedures (augmentation, transforming of regular groupings into irregular and vice-versa, replacing attacks (sounds) with silence, changing intervals), harmonization in different forms, melodic ornamentation and impressionism. It was concluded that this work served as a foundation for future investigations into the transcription, analysis and arrangement of local Mozambican songs for piano that can guarantee the reinvigoration of our musical arts. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Canção Amatuwetuwe | pt_BR |
dc.subject | Transcrição musical | pt_BR |
dc.subject | Práticas musicais locais | pt_BR |
dc.subject | Local musical practices | pt_BR |
dc.subject | Musical transcription | pt_BR |
dc.title | Amatuwetuwe: transcrição, análise e arranjo para Piano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silambo, Micas Orlando | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca compreender analiticamente os aspectos estruturantes da canção Amatuwetuwe a partir da sua transcrição, para facilitar a escolha consciente das técnicas do seu arranjo para piano. Foi aplicado o método de pesquisa artística usando uma abordagem qualitativa como modelo de investigação. Integrou-se também, a pesquisa bibliográfica de teorias que abordam as temáticas de transcrição e arranjo no contexto da criação de arranjos para piano à partir das canções locais. Fizeram parte da fundamentação teórica os pesquisadores: Flávio Barbeitas, João Bota, Renato Dias, Miguel Garcia, Roy Bennet, Flávia Perreira entre outros. As principais características da canção Amatuwetuwe compreendidas através da análise são: melodias organizadas em chamada e resposta; unidades formais articuladas por separação e sobreposição; intervalos simples com predomínio das segundas maiores; compasso de dois pulsos de subdivisão binária; um tipo de início acéfalo e uma terminação masculina e por fim uma densidade de ataque irregular. A compreensão dessas características permitiu a escolha consciente das técnicas aplicadas no arranjo que incluíram procedimentos de altura e duração (aumentação, transformação de agrupamentos regulares em irregulares, substituição de ataques por silêncio, mudança de intervalo), a harmonização de diversas formas, ornamentação melódica e o impressionismo. Constatou-se que este trabalho serviu de alicerce preparativos para futuras investigações sobre transcrição, análise e arranjo de canções locais moçambicanas para piano que possam garantir a revigoração das nossas artes musicais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Moçambique | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação e Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
dc.description.embargo | 2023-11-30 | - |
Aparece nas coleções: | ECA - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023 - Madime, Almeida Boaventura.pdf | 9.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.