DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Sociologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3334
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCumbane, Ernesto Ana-
dc.date.accessioned2023-11-17T08:37:27Z-
dc.date.issued2023-10-01-
dc.identifier.urihttp://monografias.uem.mz/handle/123456789/3334-
dc.description.abstractThe present study discusses the social impact caused by religion on the practice of lobolo, focusing on the experiences of believers of the Evangelical Assembly of God Church (IEAD), in the City of Maputo. It is argued that adherence to religious practices, specifically the Protestant Christian religion, creates a social impact on the practice of lobolo, which is evident through the problematization of some traditionally privileged ceremonies and rituals. This argument results from the crossing between the information obtained, both in the literature review as well as that obtained in fieldwork through the use of the qualitative method operationalized through the following techniques: semi-structured interviews addressed to twelve believers of the IEAD, in the city from Maputo, selected through snowball; and direct observation of two lobolo ceremonies. This methodology and its techniques allowed us to capture various information about the processes, procedures, senses and meanings about the practice of lobolo, which were later analyzed in the light of Alfred Schutz's phenomenological theory (1997). This analysis points to the following main results: 1) The practice of lobolo allows members of the families involved to officially get to know each other before the new family is formed. 2) The lobolo is seen as a space where the bride's parents give their daughter's hand to the groom and say words of blessing to the new family that is being formed. 3) the lobolo practiced by the faithful of IEAD proves to be cheap and therefore easy to practice, as it excludes items that a traditional lobolo brings. On the other hand, it is simple because it does not involve some spiritual processes linked to tradition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlanept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLobolopt_BR
dc.subjectPráticas tradicionaispt_BR
dc.subjectIgrejas protestantespt_BR
dc.subjectAssembleia de Deuspt_BR
dc.subjectCidade de Maputopt_BR
dc.titleOs meus tios queriam phalhar, mas os meus pais não aceitaram: influencia social do cristianismo protestante na prática do lobolo – caso da Igreja evangélica assembleia de Deus, na Cidade de Maputo, 2023pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Chume, Cândido-
dc.description.resumoO presente estudo discute impacto social provocada pela religião na prática do lobolo, focando nas experiências dos crentes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD), na Cidade de Maputo. Nele argumenta-se que a adesão as práticas religiosas, especificamente a religião cristã protestante, cria um impacto social na prática do lobolo que se evidencia através da problematização de alguns cerimoniais e rituais tradicionalmente privilegiados. Este argumento resulta do cruzamento entre as informações obtidas, tanto na revisão da literatura bem como das obtidas no trabalho de campo através do uso do método qualitativo operacionalizado através das seguintes técnicas: entrevista semiestruturada dirigidas a doze crentes da IEAD, na cidade de Maputo, seleccionados através de bola- de-neve; e observação directa a em duas cerimónias de lobolo. Esta metodologia e suas técnicas permitiram captar várias informações sobre os processos, procedimentos, sentidos e significados sobre a prática do lobolo que, posteriormente, foram analisadas à luz da teoria fenomenológica de Alfred Schutz (1997). Essa análise aponta para os seguintes principais resultados: 1) A prática do lobolo permite que membros das famílias envolvidas se conheçam oficialmente antes da constituição da nova família. 2) O lobolo é visto como um espaço onde os progenitores da noiva dão a mão da sua filha ao noivo e proferirem palavras de bênção à nova família que se forma. 3) o lobolo praticado pêlos fieis da IEAD-ka Maxaquene mostra se barato por isso fácil de ser praticado, por excluir artigos que um lobolo tradicional traz. Por outro lado, simples por não envolver alguns processos espirituais ligadas a tradição.pt_BR
dc.publisher.countryMoçambiquept_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras e Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.description.embargo2023-11-15-
Aparece nas coleções:FLSC - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023 - Cumbane, Ernesto Ana .pdf970.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.