DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Sociologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMalele, Hélder Leonel-
dc.date.accessioned2023-06-05T10:03:50Z-
dc.date.issued2023-05-01-
dc.identifier.urihttp://monografias.uem.mz/handle/123456789/3156-
dc.description.abstractThis work was about the study of the Process of Social Construction of Reality within the Rappers of Maputo City and Province. The objective of this work was to analyze the way the social reality was constructed by them. So, we adopted, as a theoretical basis, the social construction of reality by Peter Berger & Thomas Luckman (2003) articulating with the concepts of identity according to Faria & Sousa (2008) and Tilio (2009). Apart from that, a qualitative research, in this work, was carried out whose data were collected through semi- structured interviews with a total of thirteen (13) young people who constituted a conventional sample in which the interviewees were from different identity groups of the Hip-hop movement. The understanding of the data allowed us to verify that rappers build social reality through different universes of meaning. Hip-hop is a symbolic universe, whose totality of its members shares the typical social orders of this universe, but over the time, sub- universes of different meanings arise and that clash against the first, as well against each other. The rappers' meanings are not only marked historically by symbolic order established, but also by subjective meanings. Rappers compose different types of universes. Some of them in opposition of others, and the rest as intermediaries. The last ones are fixed between the undeground and mainstream poles producing a new type of identity. The meaning processes of rappers are characterized by resistance, rupture, or negotiation in relation to the distinct universe. Despite the generational and ideological differences between the sub- universes, the Hip-hop universe in its entirety aims to overcome the society problems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlanept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHip-hoppt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectConstrução socialpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleO conservadorismo underground aos “fofinhos” do mainstream: a construção social da realidade pelos Rappers da cidade e província de Maputopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Muianga, Baltazar-
dc.description.resumoEste trabalho dedica-se ao estudo do processo de Construção Social da Realidade no seio dos Rappers da Cidade e Província de Maputo. O objectivo é de analisar a forma pela qual a realidade social é construída pelos mesmos. De modo a atingir esse fim, adoptámos, como base teórica, a Construção Social da Realidade de Peter Berger & Thomas Luckman (2003), articulando com os conceitos de Identidade segundo Faria & Sousa (2008) e Tilio (2009). Ademais, foi realizada neste trabalho, uma pesquisa qualitativa cujos dados foram recolhidos por meio de entrevistas semi-estruturadas junto de um total de treze (13) jovens que constituíram uma amostra convencional na qual os entrevistados eram pertencentes aos diversos grupos que se identificavam através do movimento Hip-hop. A compreensão dos dados permitiu constatar que os rappers constrõem a realidade social através de diversos universos de significação. Embora o Hip-hop seja um universo simbólico, no qual a totalidade dos seus membros partilha ordens sociais típicas, ao longo do tempo, surgem subuniversos de significações diversas que entram em choque ou toleram a sua coexistência. As significações dos rappers são marcadas pela ordem simbólica historicamente estabelecida, bem como por significações subjectivas. Assim, os rappers compõem diversos tipos de universo, alguns em oposição e os restantes como intermédios. Os últimos fixam-se entre os pólos de undeground e de mainstream produzindo um novo tipo de identidade. Os processos de significações dos rappers caracterizam-se pela resistência, pela ruptura, negociação e tolerância em relação ao universo distinto. Apesar das diferenças geracionais e ideológicas entre os subuniversos, o universo Hip-hop, na sua totalidade, tem como objectivo a superação de limitações impostas pelo meio social.pt_BR
dc.publisher.countryMoçambiquept_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Sociologia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.description.embargo2023-06-05-
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