DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/2207
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Emílio Américo Lopes de-
dc.date.accessioned2022-02-02T06:48:53Z-
dc.date.issued2000-11-11-
dc.identifier.urihttp://monografias.uem.mz/handle/123456789/2207-
dc.description.abstractThe relationship between Frelimo/Mozambican Government and the Catholic Church of Mozambique was characterized by an initial period of tension with the Government accusing the Catholic Church of Mozambique of having collaborated with Portuguese colonialism, never having defended the Mozambican cause and the Mozambicans. The nationalization of its assets, the attempts to limit the freedom of religious practice and the restriction of movements of missionaries and bishops, as well as their critical attitude towards the revolutionary process underway in the country, their denunciations of irregularities of various kinds practiced by government officials , agents of Law and Order and of the Defense and Security Forces further aggravated the disagreements. From the end of 1980 onwards, Frelimo/Governo, moved by internal and external pressures of various kinds, started a dialogue with the hierarchy of the Catholic Church of Mozambique. It is during this process of dialogue that the proposal of the need to involve all Mozambicans emerges, in the search for ways to bring peace to the country, put forward by the Catholic Church of Mozambique. This idea, initially unwelcome by representatives of the constituted power, would eventually force Frelimo/Government to accept it, forced by political, economic and social pressures, both internal and external. It was following this acceptance that she, Frelimo/Governo, invited the Catholic hierarchy of Mozambique to seek the force that opposed them, arms in hand, to Renamo -, and to listen to them about what and how they thought to end the war. . These steps would result in the face-to-face between the belligerents, in July 1990 under the mediation of Catholic religious. It ended with the General Peace Agreement of October 4, 1992 During this period, the Catholic hierarchy of Mozambique, both in Rome and within the country itself, was evident in its commitment to helping the two contenders, to smooth out mutual mistrust, to favor and favoring dialogue and defusing tempers. Having managed to get Frelimo/Governo and Renamo to sit down at the table of conversations and engage in dialogue in conditions of security and environment to inspire confidence, constitutes the most notable contribution of the Catholic Church of Mozambique to the pacification of the country (TRADUÇÃO NOSSA)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlanept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIgreja Católicapt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectGuerra civilpt_BR
dc.subjectFrelimopt_BR
dc.subjectRenamopt_BR
dc.titleO Contributo da igreja católica de Moçambique para o fim do conflito armado entre a Frelimo/governo e a Renamopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Teresa Cruz-
dc.description.resumoO relacionamento entre a Frelimo/Governo Moçambicano e a Igreja Católica de Moçambique foi caracterizado por um período inicial de tensão com o Governo a acusar a Igreja Católica de Moçambique de ter colaborado com o colonialismo português, nunca ter defendido a causa moçambicana e os moçambicanos. As nacionalizações dos seus bens, as tentativas de limitação da liberdade de prática religiosa e a restrição de movimentos de missionários e bispos, assim como a postura crítica destes ao processo revolucionário em curso no país, as suas denúncias das irregularidades de vária ordem praticadas por governantes, agentes da Lei e Ordem e das Forças de Defesa e Segurança vieram agravar mais as desavenças. A partir dos finais de 1980 a Frelimo/Governo movido por pressões internas e externas de vária ordem inicia o diálogo com a hierarquia da Igreja Católica de Moçambique. É no decurso desse processo de diálogo que surge a proposta da necessidade de envolver todos os moçambicanos, na procura dos caminhos para trazer a paz ao país, colocada pela Igreja Católica de Moçambique. Esta ideia inicialmente mal recebida pelos representantes do poder constituído, acabaria por obrigar a Frelimo/Governo a aceitá-la, forçada por pressões políticas, econômicas e sociais tanto internas como externas. Foi na sequência desta aceitação que ela, Frelimo/Governo, convida a hierarquia Católica de Moçambique a procurar a força que se lhe opunha de armas na mão, a Renamo -, e a auscultá-la sobre o quê e como pensava pôr fim à guerra. Destas diligências resultaria o frente-a-frente entre os beligerantes, em Julho de 1990 sob a mediação dos religiosos católicos. Terminaria com o Acordo Geral de Paz de 4 de Outubro de 1992Durante este período a hierarquia católica de Moçambique tanto em Roma como dentro do próprio país, evidenciou-se pelo seu empenho em ajudar os dois contendores, a limar as desconfianças recíprocas, a favorecer e previlegiar o diálogo e a distender os ânimos. Ter conseguido levar a Frelimo/Governo e a Renamo a sentarem-se à mesa de conversações e a encetarem pelo diálogo em condições de segurança e ambiente a inspirar confiança constitui o contributo mais notável da Igreja Católica de Moçambique para a pacificação do paíspt_BR
dc.publisher.countryMoçambiquept_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras e Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.description.embargo2021-12-10-
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