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http://monografias.uem.mz/handle/123456789/213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Anjos, Sandra Cristina dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T07:52:47Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-01 | - |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/213 | - |
dc.description.abstract | The present study analyzes the logics that structure the treatment of acne in the Malhazine neighborhood in the city of Maputo. During the literature review, it was possible to identify two perspectives, to approach the subject that are discussed separately: the collectivist perspective and the individualistic perspective. The collectivist perspective argues that the choice of an individual's therapeutic itinerary is related to the socio-cultural context to which he is inserted and makes him responsible for his choices. Freidson (1988) apud Alves (1993) and Silva-Júnior (2013) argue that culture is a condition for the choice of the therapeutic itinerary, since from the the moment that the individual is socially defined as sick, a sequence of practices is initiated aimed at a therapeutic solution. It is from the experience of the disease that the individual chooses his treatment and his therapeutic itinerary. The disease experience is permeated with shared meanings socially, where each social group builds its own explanation for the origin, and these explanations form a set of representations, knowledge and practices of a social group. According to Alves (1993), the individualistic perspective tends to reduce human completion in the face of illness to psychological issues. For Triandis (1994) apud Ferreira et al (2002), the perspective takes root in contexts in which social organization is made around autonomous individuals, in which they seek therapeutic solutions in a unique way. For a better understanding of the logics that structure the treatment of acne, we performed a qualitative ethnographic research in the Malhazine neighborhood in the city of Maputo. Based on the data collected in the field, it is possible to understand how the research participants reach a specific healing system, how they use or participate in their sociability networks. And through these data it is also possible to notice how women build the your femininity through the use of some cosmetics. This study allows us to understand how women go through a certain therapeutic itinerary, with the aim of looking for a better appearance. (TRADUÇÃO NOSSA) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acne | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Itinerário terapêutico | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.title | Entre a beleza e a saúde: Itinerários terapêuticos de tratamento da acne entre mulheres do Bairro de Malhazine na cidade de Maputo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Manuel, Sandra | - |
dc.description.resumo | O presente estudo analisa as lógicas que estruturam o tratamento da acne no Bairro de Malhazine na cidade de Maputo. Durante a revisão de literatura foi possível identificar duas perspectivas, para abordagem do assunto que são discutidas de forma separada: a perspectiva colectivista e a perspectiva individualista. A perspectiva colectivista defende que a escolha do itinerário terapêutico de um indivíduo está relacionado ao contexto sociocultural ao qual está inserido e o torna responsável pelas suas escolhas. Freidson (1988) apud Alves (1993) e Silva-Júnior (2013) defende que a cultura é um condicionante da escolha do itinerário terapêutico, pois a partir do momento que o indivíduo é socialmente definido como enfermo desencadeia-se uma sequência de práticas destinadas a uma solução terapêutica. É a partir da experiência da enfermidade que o indivíduo escolhe seu tratamento e o seu itinerário terapêutico. A experiência da enfermidade é permeada de significados compartilhados socialmente, onde cada grupo social constrói a sua explicação própria para a origem e, essas explicações formam um conjunto de representações, saberes e práticas de um grupo social (Freidson 1988 apud Alves 1993). Segundo Alves (1993) a perspectiva individualista tende a reduzir o completamento humano perante a enfermidade a questões psicológicas. Para Triandis (1994) apud Ferreira et al (2002), a perspectiva se enraíza em contextos em que a organização social é feita em torno de indivíduos autónomos, que eles buscam soluções terapêuticas de uma forma singular. Para melhor compreensão das lógicas que estruturam o tratamento da acne realizamos uma pesquisa etnográfica de carácter qualitativo no bairro de Malhazine na cidade de Maputo. Com base nos dados recolhidos no campo é possível compreender como as participantes da pesquisa chegam até um determinado sistema de cura, como é que elas usam ou participam nas suas redes de sociabilidade. E através desses dados é possível notar também como as mulheres constroem a sua feminilidade através do uso de alguns cosméticos. Este estudo permite-nos compreender como é que as mulheres percorrem um determinado itinerário terapêutico, tendo elas como objectivo a busca de uma aparência melhor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Moçambique | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Arqueologia e Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Antropologia | pt_BR |
dc.description.embargo | 2021-04-05 | - |
Aparece nas coleções: | FLSC - Antropologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016 - Anjos, Sandra cristina dos | 443.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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