DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - História
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dc.creatorFilipe, Kátia Claudina Baptista de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-12-07T12:43:48Z-
dc.date.issued2006-11-23-
dc.identifier.urihttp://monografias.uem.mz/handle/123456789/2111-
dc.description.abstractThe analysis of the present theme on heritage management and community participation intends to focus on identifying the meaning and implications of the role of the community in heritage preservation. To achieve such intentions, special attention will be given to the symbolic value attributed to the heritage to be preserved, so that not only the tangible heritage is valued, but also, and aware of its importance, the intangible heritage and all that it signifies. This is an approach that follows a very current trend, of looking at heritage as something alive in each one of us and which it is important to preserve for future generations. In other words, it is not enough to discover or rediscover facts that, in the present, help us to interpret the past, but that, in the same way, are known and respected by future generations. With this vision, the aim is to demonstrate the advantages of guiding heritage management actions from the "bottom up", by specific actions for specific cases. Whenever possible, the generalisation of solutions which end up contributing to a downgrading of what should be the main role of the local community, that of "guardian" of history, culture and heritage, is avoided. To give an air of specificity to the present work, the District of Vilanculos, in Inhambane Province, where the archaeological sites of Manyikeni and Chibuene are located, was chosen as the study area. The period of analysis starts in 1992 and ends in 2004. The methodology was based on the bibliographic collection of data which help to sustain the argument guiding the work and which refer to local, national, regional and international experiences on the relationship between heritage management, community participation and cultural tourism. Another tool used was the collection of empirical data by means of interviews in the context of fieldwork.(TRADUÇAO NOSSA)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlanept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de patrimóniopt_BR
dc.subjectEstaçoes arqueológicaspt_BR
dc.subjectPreservação do patrimóniopt_BR
dc.subjectTurismo culturalpt_BR
dc.subjectChibuenept_BR
dc.subjectManyikenipt_BR
dc.titlePatrimônio vivo em Inhambane: distrito de Vilanculos, 1992-2004pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Macamo, Solange-
dc.description.resumoA análise ao presente tema sobre gestão do patrimônio e participação comunitária pretende ter como enfoque a identificação do significado e implicações do papel da comunidade na preservação do patrimônio. Para lograr tais intentos, especial atenção será dada ao valor simbólico atribuído ao patrimônio a ser preservado, de modo que se valorize não só o patrimônio tangível mas também, e consciente da sua importância, o patrimônio intangível e tudo o que ele significa. Trata-se de uma abordagem que segue uma tendência bastante actual, de se olhar para o patrimônio como algo vivo em cada um de nós e que importa preservar para gerações futuras. Ou seja, não basta descobrir ou redescobrir factos que, no presente nos ajudem a interpretar o passado, mas que da mesma forma, sejam conhecidos e respeitados pelas gerações vindouras. Com esta visão objectiva-se demonstrar as vantagens de se pautar por acções de gestão do patrimônio que partam da “base para o topo”, por acções específicas para casos específicos. Evita-se sempre que possível a generalização de soluções que acabam por contribuir para um desmerecimento daquele que deveria ser o principal papel da comunidade local, o de “gurdiã” da história, da cultura, do patrimônio. Para dar um ar de especificidade ao presente trabalho, foi escolhida como área de estudo o Distrito de Vilanculos, na Província de Inhambane, no qual se localizam as estações arqueológicas de Manyikeni e de Chibuene, num período de análise que inicia em 1992 e termina no ano de 2004. A metodologia cingiu-se na recolha bibliográfica de dados que ajudassem a sustentar o argumento que guia o trabalho e que referissem experiências locais, nacionais, regionais e internacionais sobre a relação gestão do patrimônio, participação comunitária e turismo cultural. Outra ferramenta usada foi a recolha de dados empíricos por meio de entrevistas no contexto do trabalho de campo.pt_BR
dc.publisher.countryMoçambiquept_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras e Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.description.embargo2021-12-07-
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