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http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1897
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Dinâmica das representações sociais da figura de mukuaxi no contexto da não prática do lobolo: o caso do distrito de Marracuene, província de Maputo |
Autor(es): | Fisse, Linete Feliciano |
Primeiro Orientador: | Muianga, Baltazar |
Resumo: | O presente trabalho analisa a questão da dinâmica da representações sociais da figura de Mukuaxi no contexto da não prática do lobolo. Da literatura analisada identificamos duas abordagens, nomeadamente: a abordagem “generalizada” e outra de carácter “sociológico”. A primeira abordagem enfatiza a questão do lobolo como “prática tradicional” reconhecida no sul de Moçambique e a segunda abordagem é sociológica e defende a questão do significado social do lobolo enquanto uma prática cultural e socialmente estabelecida. Diante das limitações, fizemos um estudo etnográfico no distrito de Marracuene e com base no material etnográfico colhido para a efetivação deste estudo, compreendemos a atribuição da figura de Mukuaxi no contexto da não prática de lobolo. Como pressuposto metodológico auxiliamo-nos na abordagem qualitativa e tivemos como técnicas de recolha de dados as entrevistas semi-estruturadas. Quanto a abordagem teórica, alicerçamo-nos na teoria das representações sociais de Serges Moscovicci (1961), este pressuposto teórico analisa que, as práticas culturais são socialmente construídas. Esta teoria tornou-se pertinente para compreender as dinâmicas das representações sociais sobre a não prática de lobolo e a atribuição da figura de Mukuaxi. Os resultados mostram que há um pré-conhecimento da importância desta prática sociocultural, assumindo a categorização da figura de Mukuaxi, visto que, produz-se dentro do nosso próprio contexto sociocultural. Porém, alguns participantes acreditam na ideia de que a não prática de lobolo não está alheia a falta de condições financeiras e nem do pré-conhecimento do mesmo como parte do nosso universo cultural. Alguns apontam sobretudo na falta de preparação por parte dos homens associados ao poder de decisão, facto que, a não prática do lobolo pode sujeitar a atribuição de categorias socialmente construídas com enfoque ao Mukuaxi. Quanto a percepção das mulheres, constatamos que elas sentem-se rejeitadas e excluídas no contexto da não prática do lobolo. Com a problemática levantada, pudemos construir o argumento que dá conta que a atribuição da figura de Mukuaxi é condicionada pela não prática de lobolo por parte dos homens, por não reunirem recursos financeiros, por factores religiosos associados ao imaginário cristão em que não se proíbe a prática do lobolo, mas sim, alguns rituais submersos nela, como por exemplo a invocação dos espíritos dos antepassados por intermédio do ritual “Ku-phalha”. Contudo, nos dias actuais, invoca-se Deus, facto que conduz esta prática de lobolo a modernização e requalificação |
Abstract: | The present work analyzes the issue of the dynamics of representations of the Mukuaxi figure in the context of the non-practice of lobolo. From the literature analyzed, we identified two approaches, namely: the “generalized” approach and the other of a “sociological” nature. The first approach emphasizes the issue of lobolo as a “traditional practice” recognized in southern Mozambique and the second approach is sociological and defends the issue of the social meaning of lobolo as a culturally and socially established practice. In the limitations, we carried out an ethnographic study in the district of Marracuene and based on the ethnographic material collected for this study, we understood the attribution of the figure of Mukuaxi in the context of not practicing lobolo. As a methodological supposition, we used a qualitative approach and used semi-structured interviews as a data collection technique. As for the theoretical approach, we are based on the theory of social representations by Serges Moscovicci (1961), this theoretical assumption analyzes that cultural practices are socially constructed. This theory became relevant to understand the dynamics of social representations about the non-practice of lobolo and the attribution of the figure of Mukuaxi. The results show that there is a pre-knowledge of the importance of this sociocultural practice, assuming the categorization of the Mukuaxi figure, since it takes place within our own sociocultural context. However, some participants believe in the idea that not practicing lobolo is not oblivious to the lack of financial conditions and lack of pre- knowledge of it as part of our cultural universe. Some point out, above all, the lack of preparation on the part of men associated with decision-making power, a fact that the non-practice of lobolo can subject the attribution of socially constructed categories with a focus to the Mukuaxi. As for the perception of women, we found that they feel themselves rejected and excluded in the context of not practicing lobolo. With the issue raised, we were able to build the argument that the attribution of the Mukuaxi figure is conditioned by the non-practice of lobolo by men because they do not gather financial resources, due to religious factors associated with the Christian imagination in which it is not prohibited the lobolo practice, but some rituals submerged in it, such as the invocation of the ancestors' spirits through the “Ku-phalha” ritual. However, nowadays, God is invoked, a fact that leads this lobolo practice to modernization and requalification |
Palavras-chave: | Lobolo Representações sociais Mukuaxi |
CNPq: | Ciências Humanas Sociologia |
Idioma: | por |
País: | Moçambique |
Editor: | Universidade Eduardo Mondlane |
Sigla da Instituição: | UEM |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Letras e Ciências Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1897 |
Data do documento: | 10-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | FLSC - Sociologia |
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