DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Antropologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCossa, Daniel Sebastião-
dc.date.accessioned2021-10-15T11:10:19Z-
dc.date.issued2021-09-01-
dc.identifier.urihttp://monografias.uem.mz/handle/123456789/1766-
dc.description.abstractThis work analyzes the process of social organization from the lobolo ritual in the city of Maputo. Anthropological studies on lobolo have been developed since the end of the 19th century and the beginning of the 20th century, having been supported, over time, by different approaches. Among others, lobolo or lovolo is a traditional form of matrimonial alliance of the tsonga that consists in the offer of compensation by the groom's group to another group, the bride, so that the latter reestablishes the balance between the families that make up the clan, through the acquisition of a new member, a woman, who becomes the property of the group. Over time, there were changes in the configurations or forms of compensation in lobolo. These changes are related to the increase and forms of material values ​​that over time were introduced in the practice of this ritual. This new configuration influenced the monetization of the lobolo practice, calling into question the traditional way in which it was practiced. That is, while before the migratory work, the groom's family acquired the bride through the offer of cattle and hoes, with the introduction of wage labor, the groom acquired the bride through the delivery of money and/or material goods, which some authors called of lobolo monitoring. While the families of the brides had the role of taking care of their daughters and waiting for a man to lobolar them, the men were responsible for participating in salaried work in order to earn money and consummate lobolo. This is how the payment in monetary and material values ​​becomes the crucial element in the acquisition of the bride during lobolo. We are also currently witnessing an increasing participation of women in family income, where some of them begin to perform tasks and occupations that were previously exclusive to men. In this context, and according to the interpretation of the data, the present study understood that, in a context where the traditional practice of lobolo has been gaining transformations, this ritual is a mechanism for claiming status and prestige, to the point that men and women convert the traditional roles of this practice. That is, the status and prestige acquired from the performance of the lobolo ritual, allows the individuals studied organize their social world according to the meanings attributed to this ritual (TRADUÇÃO NOSSA)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlanept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrganização socialpt_BR
dc.subjectParentescopt_BR
dc.subjectLobolopt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectRitualpt_BR
dc.titleStatus e prestígio: lobolo como mecanismo de organização social, bairro de Maxaquene, cidade de Maputo, Moçambiquept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lihahe, Danúbio-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa o processo de organização social a partir do ritual do lobolo na cidade de Maputo. Estudos antropológicos sobre o lobolo vêm sendo desenvolvidos desde finais de século XIX e início do Século XX, tendo sido sustentados, ao longo do tempo, por diferentes abordagens. De entre outros, o lobolo ou lovolo é uma forma tradicional de aliança matrimonial dos tsonga que consiste na oferta de uma compensação pelo grupo do noivo a um outro grupo, o da noiva, para que este último reestabeleça o equilíbrio entre as famílias que compõem o clã, através da aquisição de um novo membro, uma mulher, que se torna propriedade do grupo. Com o decorrer do tempo, houve mudanças nas configurações ou formas de compensação no lobolo. Estas mudanças estão relacionadas com o aumento e as formas dos valores materiais que ao longo do tempo foram sendo introduzidas na prática desse ritual. Esta nova configuração influenciou a monetarização da prática do lobolo, colocando em causa a forma tradicional como o mesmo era praticado. Ou seja, enquanto antes do trabalho migratório a família do noivo adquiria a noiva através da oferta de gado e enxadas, com a introdução do trabalho assalariado o noivo adquiria a noiva com a entrega de dinheiro e/ou bens materiais, o que alguns autores chamaram de monitorização do lobolo. Enquanto às famílias das noivas cabia o papel de cuidar das filhas e esperar por um homem para as lobolar, aos homens recaia a responsabilidade de participar no trabalho assalariado para poder ganhar dinheiro e consumar o lobolo. É desta forma que o pagamento em valores monetários e materiais passa a ser o elemento crucial na aquisição da noiva durante o lobolo. Igualmente assiste-se, actualmente, cada vez maior participação das mulheres no rendimento familiar, onde algumas delas começam a realizar tarefas e ocupações que anteriormente eram exclusivas dos homens. Neste contexto, e de acordo com a interpretação dos dados, o presente estudo compreendeu que, num contexto em que a tradicional prática do lobolo vem ganhando transformações, esse ritual é um mecanismo de reivindicação do status e prestígio, ao ponto de os homens e mulheres converterem os papéis tradicionais dessa prática. Ou seja, o status e prestígio adquiridos a partir da realização do ritual de lobolo, permite aos indivíduos estudados organizarem o seu mundo social de acordo com os significados atribuídos a esse ritualpt_BR
dc.publisher.countryMoçambiquept_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras e Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqAntropologiapt_BR
dc.description.embargo2021-10-15-
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