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http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1713
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Nharucue, Arcanjo Tinara | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T10:08:54Z | - |
dc.date.issued | 2011-03-01 | - |
dc.identifier.uri | http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1713 | - |
dc.description.abstract | This work analyses the leadership’s perceptions on Sorcery, at the locality of Incize (Gurue District – Zambezia Province – Central zone of Mozambique Country), otherworldly, how the leaderships (community and religious) builds their perceptions, significances, speeches and intervention way about Sorcery. This analysis was based on the books “Theories of the Social Imaginary” Written by CASTORIADIS, and “Comprehensive Sociology” by MAX WEBER. These theories were used in accordance with Qualitative Methodology, because we aimed to deeply understand how that specific group really deals with Sorcery we didn’t go by the number of inquiries but the quality and amount of information given by each inquired. However we apologize that nowadays, Sorcery is used as a persuasive tool, to explain Diseases, Misfortunes or even People’s Death, relating these events with patterns of envy, greed and distrusting among individuals of the community. To collect data for our study, we used semi-structured interviews with opened questions, previously elaborated and it allowed us, to establish a direct contact with the inquired, leaving him willing to express his perceptions, interpretations or even his experiences without restrictions. The conclusion was that perceptions, significances, speeches and way of interventions from leaderships about Sorcery are driven by practices and behaviors instituted in the community through Sorcery. These practices and behaviors are transmitted to the individuals by the socialization, possessing an existent social structure in the imaginary of the individuals, collectively shared and that drives the individual’s action in the group/community. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Liderança religiosa | pt_BR |
dc.subject | Liderança comunitária | pt_BR |
dc.subject | Percepçoes sobre a feitiçaria | pt_BR |
dc.subject | Gurué | pt_BR |
dc.title | Okwiri wa elapwahu: uma análise das percepções das lideranças sobre a feitiçaria na Localidade de Incize Distrito de Gurué | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Teles, Nair | - |
dc.description.resumo | No presente trabalho, procuramos fazer uma análise das percepções das lideranças sobre a feitiçaria na localidade de Incize, ou seja, como é que as lideranças (comunitária e religiosa) constroem percepções, significações, discursos e formas de intervenção sobre a feitiçaria. Para tal, o estudo foi feito na localidade de Incize Distrito de Gurué. Tivemos como suporte teórico a teoria do Imaginário Social de Castoriadis e a da Sociologia Compreensiva de Max Weber. Aliamos a este suporte a metodologia qualitativa pois não houve preocupação com a representatividade mas sim com o aprofundamento da compreensão de um grupo social sobre determinado aspecto, no entanto, defendemos o argumento de que a feitiçaria é utilizada como forma persuasiva para explicar as doenças, infortúnios ou até mesmo a morte, relacionando estes acontecimentos com padrões de inveja, ganância e desconfiança entre os indivíduos no seio do grupo/comunidade constituído por um conjunto de representações oriundo das suas mais diversas experiências. Os instrumentos usados para a recolha e análise dos dados no campo foram as entrevistas semi-estruturadas e abertas, através de guiões previamente elaborados. A escolha desta técnica inscrita dentro da metodologia qualitativa permitiu-nos, estabelecer um contacto directo com o interlocutor, deixando-o mais a vontade para exprimir suas percepções, interpretações ou suas experiências O trabalho conclui que, as percepções, significações, discursos e formas de intervenção das lideranças sobre a feitiçaria são movidas através de práticas e comportamentos instituídos na comunidade a volta da feitiçaria, onde estas práticas e comportamentos são transmitidos aos indivíduos através da socialização possuindo desta forma uma estrutura social existente no imaginário dos indivíduos, partilhado de forma colectiva que orienta a acção dos indivíduos no grupo/comunidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Moçambique | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdede de Letras e Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociologia | pt_BR |
dc.description.embargo | 2021-09-24 | - |
Aparece nas coleções: | FLSC - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2011 - 2011 - Nharucue, Arcanjo Tinara | 462.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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