Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1695
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Programação gráfica tridimensional - sua aplicação no desenho da superfície z=f(x, y) |
Autor(es): | Nuvunga, Sérgio lourenço |
Primeiro Orientador: | Guynh, Nguyen Ngoc |
Resumo: | Nascida da associação do computador com as tecnologias associadas à televisão, a área da programação gráfica foi até há pouco tempo explorada apenas por quantos tinham acesso a grandes computadores e a dispositivos de visualização de preços elevado, necessários à geração de imagens gráficas. Agora, devido aos desenvolvimentos tecnológicos da microelectrónica, é possível encontrar microcomputadores, pequenos e a preços convidativos, suficientemente poderosos para suportar aplicações da programação gráfica de alto nível. Por isso, a experimentação com a programação gráfica está acessível a uma vasta audiência. Contudo, a dificuldade real na aprendizagem da programação gráfica reside na natureza complexa do próprio assunto[Plastock e Gordon, 1991]. O presente trabalho visa a criação de um sistema informático capaz de desenhar as superfícies da forma Z=F(X,Y) e também a criação de uma biblioteca de funções e procedimentos para o modo gráfico do Borland Pascal. O trabalho está dividido em três partes: □ Programação Gráfica - Nesta parte são descritos conceitos tais como: transformações gráficas tridimensionais e aplicações da programação gráfica. □ Superficie Z=F(X,Y) - Esta parte debruça-se sobre a definição de uma superfície, forma de geração, nomenclatura, classificação, ordem, exemplos de superfícies dadas na forma Z=F(X,Y) e descrição do algoritmo usado para o esboço do seu gráfico. □ Implementação do algo ritmo (Horizonte Flutuante) - É nesta parte do trabalho onde o algoritmo é codificado numa linguagem concreta(Borland Pascal 7.0). Os resultados obtidos são constituídos por uma aplicação que desenha as superfícies dadas na forma Z-F(X,Y) e várias unidades(bibliotecas) de funções e procedimentos que duma maneira combinada permitem uma melhor apresentação de informações no écrã, quando se está no modo gráfico do Borland Pascal |
Abstract: | Born from the association of the computer with the technologies associated with television, the area of graphic programming was until recently only explored by those who had access to large computers and high-priced display devices, necessary for the generation of graphic images. Now, due to technological developments in microelectronics, it is possible to find microcomputers, small and affordable, powerful enough to support high-end graphics programming applications. Therefore, experimentation with graphic programming is accessible to a wide audience. However, the real difficulty in learning graphic programming lies in the complex nature of the subject itself [Plastock and Gordon, 1991]. This work aims to create a computer system capable of drawing surfaces in the form Z=F(X,Y) and also to create a library of functions and procedures for Borland Pascal's graphics mode. The work is divided into three parts: □ Graphics Programming - In this part, concepts such as: three-dimensional graphic transformations and applications of graphic programming are described. □ Surface Z=F(X,Y) - This part deals with the definition of a surface, form of generation, nomenclature, classification, order, examples of surfaces given in the form Z=F(X,Y) and description of the algorithm used to sketch your graph. □ Algorithm Implementation (Floating Horizon) - It is in this part of the work where the algorithm is encoded in a concrete language (Borland Pascal 7.0). The results obtained are constituted by an application that draws the surfaces given in the form ZF(X,Y) and several units (libraries) of functions and procedures that, in a combined way, allow a better presentation of information on the screen, when in graphical mode from Borland Pascal |
Palavras-chave: | Sistemas de informação Programação gráfica tridimensional Computação gráfica |
CNPq: | Ciências Exactas e da Terra Ciência da Computação |
Idioma: | por |
País: | Moçambique |
Editor: | Universidade Eduardo Mondlane |
Sigla da Instituição: | UEM |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1695 |
Data do documento: | 2-Mar-2003 |
Aparece nas coleções: | FC - Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003 - Nuvunga, Sérgio lourenço.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.