DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Sociologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Carlos Miguel-
dc.date.accessioned2021-09-14T07:34:48Z-
dc.date.issued2003-03-01-
dc.identifier.urihttp://monografias.uem.mz/handle/123456789/1550-
dc.description.abstractThe present work has the theme: "The transformation of the social role of the elderly: Oral transmission of traditional practices and values ​​in rural communities" and was carried out in the district of Magude in Maputo Province. in the oral transmission of traditional practices and values ​​and, verifying the hypothesis according to which "Orality is a problem for the maintenance of the social role of the elderly We established the period 1975-2001 as temporary landmarks and in this period there were three different moments that marked profound socio-economic and cultural changes in the country. The first moment consisted in the adoption of the socialist orientation model where several rural development strategies were adopted, among which the rural development policies when the communal villages (AC) were established, the second moment was the 16 years war and the third after the signing of the peace agreements. To carry out the work, bibliographical research was used as a theoretical part and field work, the practice. In the theoretical part, primary and secondary sources were used, while in practice, individual semi-structured interviews aimed at the elderly and young people were privileged. As a result of the research, it was found that, during the first moment, because traditional practices were prohibited or relegated to the background, the elderly did not play an important role as an oral transmitter. In the second moment, because the war created greater mobility in families and, consequently, their disintegration, the elderly did not play an important role in its transmission either. In the third and last moment they are enlivened but with a greater increase in social communication media, such as the radio, the newspaper and also the school, all of which play an important role in its transmission. Thus, it can be concluded that our hypothesis was confirmed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlanept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPapel social do idosopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectTransmissão oral das práticaspt_BR
dc.subjectValores tradicionaispt_BR
dc.subjectComunidades ruraispt_BR
dc.subjectMagudept_BR
dc.titleA transformação do papel social do idoso: transmissão oral das práticas e dos valores tradicionais nas comunidades ruraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Terezinha da-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema: “A transformação do papel social do idoso: Transmissão oral das práticas e dos valores tradicionais nas comunidades rurais” e foi realizado no distrito de Magude na Província de Maputo.Tinha como objectivo conhecer até que ponto o idoso participa na transmissão oral das práticas e dos valores tradicionais e, verificar a hipótese segundo a qual “A oralidade constitui um problema para a manutenção do papel social do idoso Estabelecemos como balizas temporárias o período de 1975-2001 e neste existiram três momentos diferenciais que marcaram profundas alterações socio-económicas e culturais no país. O primeiro momento consistiu na adopção do modelo de orientação socialista onde foram adoptadas várias estratégias de desenvolvimento rural dentre as quais as políticas de desenvolvimento rural quando se estabelecem as aldeias comunais (AC), o segundo momento foi o da guerra dos 16 anos e o terceiro após a assinatura dos acordos de paz. Para a realização do trabalho recorreu-se à pesquisa bibliográfica como parte teórica e o trabalho de campo, a prática. Na parte teórica fez-se o uso das fontes primárias e secundárias, enquanto na prática privilegiou-se as entrevistas se mi-estruturadas individuais dirigidas aos idosos e jovens. Como resultado da pesquisa verificou-se que, durante o primeiro momento, porque as práticas tradicionais eram proibidas ou relegadas em segundo plano, o idoso não teve papel importante como transmissor oral. No segundo momento porque a guerra criou maior mobilidade nas famílias e, consequentemente, a sua desagregação, também o idoso não teve papel importante na sua transmissão. No terceiro e último momento elas são vivificadas mas com maior incremento de meios de comunicação social, como a rádio, o jornal e, também a escola, todos eles jogam papel importante na sua transmissão. Assim, pode-se concluir que a nossa hipótese foi confirmada.pt_BR
dc.publisher.countryMoçambiquept_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras e Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.description.embargo2021-09-10-
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