Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1471
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | (Re) pensando nos museus virtuais como estratégia de comunicação em instituições museológicas de Moçambique |
Autor(es): | Manhique, Alquira Francisco Manhique |
Primeiro Orientador: | Filipe, Kátia Claudina |
Resumo: | O presente trabalho tem como objectivo compreender a combinação entre os Museus Virtuais e a possibilidade de uma maior proximidade entre estas instituições museológicas e seus públicos. Esta proximidade, conforme demonstrado ao longo do trabalho, assenta na possibilidade de criação de museus que privilegiem o sentido virtual, como elemento de reinvenção na gestão dos museus em Moçambique. A pesquisa foi feita com recurso à procedimentos de natureza qualitativa baseados nos métodos indutivo, histórico e comparativo, na análise de material bibliográfico, documental e de entrevistas. Esta combinação de procedimentos metodológicos permitiu recolher e relacionar diferentes dados como por exemplo relatórios estatísticos, vídeos e entrevistas que foram importantes na construção do meu argumento. O meu argumento assenta na ideia da adopção do “virtual” pelas instituições museológicas, como forma de facilitarem uma comunicação mais regular e atractiva por parte dos visitantes, em relação aos próprios museus. Os resultados da pesquisa sugerem que o “virtual” a ser percebido como museu virtual constitui uma estratégia importante para a comunicação e interacção dos museus, através por exemplo do recurso à website, às redes sociais, e às exposições virtuais, entre outros. Em todo este contexto, ressalve-se como uma importante mais-valia para a preservação e divulgação do património cultural, o facto de os Museus poderem deixar de ser vistos como uma instituição estática, acessível apenas quando visitados de forma presencial e tornarem-se espaços mais autónomos e interactivos para os visitantes |
Abstract: | This work aims to understand the combination between Virtual Museums and the possibility of greater proximity between these museological institutions and their audiences. This proximity, as demonstrated throughout the work, is based on the possibility of creating museums that privilege the Virtual sense, as an element of reinvention in the management of museums in Mozambique. The research was carried out using qualitative methodology based on inductive, historical and comparative methods, in the analysis of bibliographic, documentary and interview material. This combination of methodological procedures made it possible to collect and relate different data such as, for example, statistical reports, videos and interviews that were important in the construction of my argument, which is based on the idea of adopting the “virtual” by museological institutions. The results of the research suggest that the “virtual” to be perceived as a virtual museum constitutes an important strategy for museums communication and interaction, through, for example, the use of the website, social networks, virtual exhibitions, among others. In all this context, it should be noted that an important asset for the preservation and dissemination of cultural heritage, the fact that Museums can no longer be seen as a static institution, accessible only when visited in person and become spaces more autonomous and interactive for visitors. |
Palavras-chave: | Museus Museus virtuais Comunicação Moçambique |
CNPq: | Ciências Humanas Arqueologia |
Idioma: | por |
País: | Moçambique |
Editor: | Universidade Eduardo Mondlane |
Sigla da Instituição: | UEM |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Arqueologia e Antropologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1471 |
Data do documento: | 2-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | FLSC - Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021 - Manhique, Alquira.pdf | 914.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.