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http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1460
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Arte rupestre e caçadores e recolectores em Manica: pesquisa e arqueologia da estação de chinhamonhoro |
Autor(es): | Nhumaio, Rui Paulo |
Primeiro Orientador: | Muianga, Décio |
Resumo: | O presente trabalho com o título, “ Arte rupestre e caçadores e recolectores em Manica: pesquisa e arqueologia da estação de Chinhamonhoro. “ Tinha como objectivo mostrar a importância das pinturas rupestres San encontradas em Chinhamonhoro, para a compreensão das manifestações simbólicas dos antigos caçadores e recolectores de Manica. Neste âmbito durante o trabalho, constatou-se que as pinturas rupestres San em Chinhamanhoro eram produto de manifestações religiosas da Idade da Pedra Superior e algumas pinturas evidenciam a transferência do poder sobrenatural como ilustra a (figura 4). Chinhamonhoro em tempos era uma estação rica em pinturas rupestres, não obstante devido a factores humanos e naturais, parte das pinturas foi totalmente destruída e as pinturas remanescente estão num processo de desgaste. Estas pinturas para as comunidades locais servem de fonte espiritual onde em casos de turbulência efectuam seus pedidos, acreditando que ali encontra-se o poder dos seus antepassados. Neste contexto com vista a salvaguardar o significado social dessas pinturas e contribuir para o enriquecimento do conhecimento arqueológico no país, foi necessário pesquisar, interpretar e documentar as pinturas remanescentes e a respectiva estação. |
Abstract: | The present work is entitled, “Rupestrian art and hunters and gatherers in Manica: research and archeology at Chinhamonhoro station. “It aimed to show the importance of the San cave paintings found in Chinhamonhoro, for the understanding of the symbolic manifestations of the ancient hunters and gatherers of Manica. In this context, during the work, it was found that the San cave paintings in Chinhamanhoro were the product of religious manifestations from the Upper Stone Age and some paintings show the transfer of supernatural power, as illustrated in (figure 4). Chinhamonhoro was once a season rich in cave paintings, although due to human and natural factors, part of the paintings were totally destroyed and the remaining paintings are in a process of wear and tear. These paintings for the local communities serve as a spiritual source where, in cases of turmoil, they make their requests, believing that there is the power of their ancestors. In this context, with a view to safeguarding the social meaning of these paintings and contributing to the enrichment of archaeological knowledge in the country, it was necessary to research, interpret and document the remaining paintings and their respective season.( Tradução Nossa ) |
Palavras-chave: | Arte rupestres Caçadores Estação arqueológica Recolectores Manica |
CNPq: | Ciências Humanas Arqueologia |
Idioma: | por |
País: | Moçambique |
Editor: | Universidade Eduardo Mondlane |
Sigla da Instituição: | UEM |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Arqueologia e Antropologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1460 |
Data do documento: | 12-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | FLSC - Arqueologia |
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