DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Antropologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Autoridade tradicional e o chamado desenvolvimento comunitário: o caso do posto administrativo de Magude-Sede, no período 1999-2003
Autor(es): Langa, Paulo Mucavele
Primeiro Orientador: Granjo, Paulo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Conceição, Rafael da
Resumo: Após o término do conflito armado que assolou o país por um período de 16 anos, que opunha por um lado o então governo da FRELIMO, e por outro a guerilha da RENAMO, começou em 1992, no país, uma série de discussões sobre o que se convencionou de chamar de “Autoridade tradicional”. Apesar desta instituição sócio- cultural e política ter sido posta de lado nas agendas acadêmicas logo após a independência em 1975, já em 1992, se considerava que a sua “reposição” seria, em parte, uma das várias alternativas para a solução da enorme “crise social” que na altura o país vivia com especial referência para as comunidades rurais. Neste trabalho são apresentadas e debatidas as “temáticas” da autoridade tradicional e da participação comunitária, suas diferentes interpretações, evolução, seu quadro teórico e político- ideológico, face aos processos do desenvolvimento em geral e do desenvolvimento comunitário em particular. Com base na análise de um projecto de desenvolvimento comunitário “concreto” , neste trabalho, tecem- se algumas considerações sobre as formas de participação da autoridade tradicional (chefes tradicionais) em projectos de desenvolvimento (comunitário), as suas relações, articulações. manipulações e margens de manobra com os outros actores sociais envolvidos no processo, nomeadamente as ONG's, o governo e as populações beneficiárias do projecto. O estudo incide sobre duas comunidades rurais do posto administrativo de Magude- sede, nomeadamente as localidades de Facasissa e de Matchabuiane, no distrito de Magude. província de Maputo. Por fim anotamos que tanto em Facasissa bem como em Matchabuiana, há realmente uma certa participação dos chefes tradicionais em programas ou projectos de desenvolvimento comunitário; apesar de ser ainda uma participação em fase “embrionária”. No caso específico do nosso objecto de estudo, (o projecto de desenvolviumento pecuário na Província de Maputo), esta participação resume -se fundamentalmente em aspectos tais cuinu: sensibilização e mobilização das comunidades de modo a aderirem às iniciatvas ou acções do projecto, indicação por parte dos chefes tradicionais dos locais e períodos para a construção de infra- estruturas do projecto, realização de sacrifícios para o sucesso de tais iniciativas, bem como de cerimônias de inaguração das mesmas infra- estruturas, resolução de possíveis conflitos ou problemas que possam ocasionalmente aparecer no projecto, quer entre os beneficiários do mesmo, ou entre implementado res (doadores), e também coordenar e articular a participação de instituições tais como a administração local e outras instituicções nas várias actividades relacionadas com o projecto. O estudo, mostra também, que essa participação é percebida pelos chefes tradicionais como uma tarefa ou actividade que deve ser remunerada, ou seja, os chefes tradicionais, face a estes projectos, participam não só com objectivo de fomentar o bem estar e o desenvolvimento das suas comunidades, mas sobretudo tendo em conta os seus interesses pessoais e situacionais; daí que a sua participação nestas acções de desenvolvimento comunitário seja muitas vezes condicionada ao pagamento de certas contrapartidas sejam elas em dinheiro ou outros bens
Abstract: After the end of the armed conflict that ravaged the country for a period of 16 years, which opposed the then FRELIMO government on the one hand and the RENAMO guerilla on the other, a series of discussions began in 1992 in the country. called itself “Traditional Authority”. Although this socio-cultural and political institution was put aside on academic agendas soon after independence in 1975, as early as 1992, it was considered that its “replacement” would be, in part, one of several alternatives for the solution of the enormous “ social crisis” that the country was experiencing at the time with special reference to rural communities. This work presents and debates the “themes” of traditional authority and community participation, their different interpretations, evolution, their theoretical and political-ideological framework, in view of the processes of development in general and of community development in particular. Based on the analysis of a “concrete” community development project, in this work, some considerations are made about the forms of participation of the traditional authority (traditional leaders) in development projects (community), their relations, articulations. manipulations and room for maneuver with the other social actors involved in the process, namely the NGOs, the government and the populations benefiting from the project. The study focuses on two rural communities in the Magudesede administrative post, namely the localities of Facasissa and Matchabuiane, in the district of Magude. Maputo province. Finally, we note that both in Facasissa and in Matchabuiana, there is actually a certain participation of traditional chiefs in community development programs or projects; despite being a participation in the “embryonic” stage. In the specific case of our object of study, (the livestock development project in Maputo Province), this participation is basically summarized in aspects such as: awareness and mobilization of communities in order to adhere to the project's initiatives or actions, indicated by part of the traditional heads of the sites and periods for the construction of project infrastructures, making sacrifices for the success of such initiatives, as well as ceremonies of inauguration of the same infrastructures, resolution of possible conflicts or problems that may occasionally arise in the project, either among the beneficiaries of the project, or among implementers (donors), and also coordinate and articulate the participation of institutions such as the local administration and other institutions in the various activities related to the project. The study also shows that this participation is perceived by traditional chiefs as a task or activity that should be remunerated, that is, traditional chiefs, in view of these projects, participate not only with the aim of promoting the well-being and development of their communities, but above all taking into account their personal and situational interests; hence, their participation in these community development actions is often conditional on the payment of certain considerations, whether in cash or other goods.
Palavras-chave: Desenvolvimento comunitário
Autoridade tradicional
População rural
Província de Maputo.
CNPq: Ciências Humanas
Antropologia
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Letras e Ciências Sociais
Departamento de Geografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1426
Data do documento: 23-Jun-2004
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