DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Linguística
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dc.creatorMwitu, Juliana Cornélio-
dc.date.accessioned2021-07-19T11:39:10Z-
dc.date.issued1996-12-01-
dc.identifier.urihttp://monografias.uem.mz/handle/123456789/1330-
dc.description.abstractThis work is the result of an investigation that focused on 24 female songs, sung in Ronga, Changana and Portuguese, produced between the years: 1980-1994. The objective of this work is to demonstrate, through the study of isotopes, themes and rhetorical processes, (i) the perspective in which the discourse of the female singer (feminine, feminist or other) fits; (ii) forms of representation of women and, (iii) marks of poetry from the oral tradition. The dissertation comprises an introduction, three chapters, conclusions and recommendations. In the introduction, we summarize the relevant points of the work. In chapter 1, we present a review of the bibliography, subdivided into two parts. In the first part, we present a review of the bibliography on the historical-literary context of feminism, dedicating the second part to a bibliographical review of the concepts of the theory of literature used in the analysis. The research method is presented in chapter 2. The analysis is included in chapter 3. At the end, the conclusions and recommendations are followed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlanept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectRepresentação da mulherpt_BR
dc.subjectCanção urbanapt_BR
dc.subjectLínguas maternaspt_BR
dc.titleA representação da mulher na canção urbana de autoria femenina: linguas changana, ronga e portugues 1980- 1994pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Fátima-
dc.description.resumoEste trabalho, é resultante de uma investigação que teve o enfoque em 24 canções de autoria feminina, cantadas em línguas ronga, changana e português, produzidas no intervalo dos anos: 1980 -1994. O objectivo deste trabalho, é demonstrar por meio do estudo de isotopias, temas e processos retóricos, (i) a perspectiva em que se enquadra o discurso da mulher cantora (feminino, feminista ou outro); (ii) formas de representação da mulher e, (iii) marcas da poesia da tradição oral. A dissertação compreende uma introdução, três capítulos, conclusões e recomendações. Na introdução, fazemos a síntese dos pontos relevantes do trabalho. No capítulo 1, apresentamos a revisão da bibliografia, subdividida em duas partes. Na primeira apresentamos a revisão da bibliografia sobre o contexto histórico-literário do feminismo dedicando a segunda parte à revisão bibliográfica dos conceitos da teoria da literatura empregues na análise. O método de investigação é apresentado no capítulo 2. A análise aparece inserida no capítulo 3. No fim seguem-se as conclusões e recomendações.pt_BR
dc.publisher.countryMoçambiquept_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.description.embargo2021-07-15-
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